Os agentes de fiscalização de transporte coletivo intermunicipal da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) realizaram nesta terça-feira, 10 de agosto, blitze no Terminal Rodoviário de Passageiros de Ribeirão Preto, na região Central da cidade.
A ação faz parte de uma intensa série de fiscalizações que a agência Reguladora está realizando nas últimas semanas em terminais rodoviários da capital e do interior do Estado e que terá continuidade em vários pontos do entorno nos próximos dias.
A operação ocorreu durante toda a manhã, com o objetivo detectar irregularidades, evitar a circulação de veículos que não estejam portando itens de segurança necessários ou documentos obrigatórios e, desta forma, coloquem em risco os usuários.
Ao todo, 15 veículos de transporte intermunicipal da região foram vistoriados, gerando nove autuações e duas notificações. Entre as irregularidades encontradas, os principais motivos a gerar autuações e notificações foram extintor vencido e/ou sem lacre de segurança.
A Artesp ainda flagrou modificação de horários de viagem sem a autorização da agência, atraso na saída do terminal de passageiros em relação ao horário determinado, pára-brisa panorâmico trincado e ausência da tabela de horários e preços dentro dos veículos.
Orientação aos usuários – O transporte clandestino traz riscos aos passageiros, uma vez que os veículos não passam pelas vistorias técnicas exigidas pela Artesp. Outro ponto importante é com relação ao condutor, que deve estar devidamente habilitado e em plenas condições para a prestação do serviço.
Durante a fiscalização, os veículos de transporte que apresentarem irregularidades são retirados de circulação e os passageiros são realocados em um ônibus devidamente regulamentado. O usuário pode consultar com antecedência a empresa escolhida e os veículos cadastrados junto à Artesp através do link https://bityli.com/2mh02.
As operações de fiscalização da Arestp nas diversas cidades paulistas acontecem diariamente, em diversos pontos do Estado. Quando são promovidas simultaneamente em todas as cidades acontecem as megaoperações.
Nas operações estaduais realizadas ao longo do primeiro semestre de 2021, foram vistoriados 37.407 mil veículos, dos quais 1.025 foram autuados e 240 notificados por irregularidades que puderam ser identificadas pelos agentes no momento da inspeção.