A partir desta quinta-feira, 26 de abril, a Escola Bauhaus de Ribeirão Preto recebe a exposição de arte contemporânea “Arte Pop – Heróis e Vilões”, composta por trabalhos realizados de 2010 a 2018 por Andrei Frateschi. A mostra, que tem a curadoria de Mirian Ruth, apresentará reproduções em desenho de imagens fotográficas de personagens do cinema, inspirados nas histórias em quadrinhos (HQs), através do desenho utilizando técnicas de carvão e giz pastel oleoso sobre objetos alternativos como placas de fibras de madeira de eucalipto reutilizáveis.
Os trabalhos apresentam um forte apelo emocional aos ícones da cultura pop, onde diversos personagens representam ideais e valores e cada vez mais fazem parte do cotidiano de adultos e crianças. No processo criativo questões importantes da contemporaneidade como poder e responsabilidade são representadas nos desenhos e pinturas clássicas.
O conjunto de trabalhos desta mostra se desenvolve a partir dessas representações realísticas cinematográficas e a fomentação da discussão acerca de seus próprios valores, contidos em suas trajetórias e exteriorizando a essência destes personagens. Levantando questões sobre os pensamentos e atitudes dos mesmos em um mundo caótico onde as virtudes e fraquezas são os indicadores de quem é o herói ou quem é o vilão. Será algo maior ou apenas uma sequência de escolhas em mundos diferentes?
O hiper-realismo – A técnica de quadriculado utilizada por Andrei Frateschi foi registrada pelo artista renascentista Albrecht Dürer ao final dos anos de 1960. Utilizando tal técnica para mostrar seu cotidiano, transformando e representando o cinema de sua época, os artistas deram origem ao foto-realismo, que seria o precursor do hiper-realismo, com o realismo em altíssima resolução que surgiria na década seguinte assim como a arte pop que representa em suas obras a figura de personagens, personalidades e iconografia do cinema e histórias em quadrinhos.
Esses trabalhos trazem consigo uma identificação imediata e uma possibilidade para reflexão e questionamento do produto de meio de comunicação. A exposição “Arte Pop – Heróis e Vilões” ficará até 14 de maio no Espaço Cultural da Escola Bauhaus Brasil, na rua Mariana Junqueira nº 623, Centro, com entrada franca, de segunda à sexta-feira das oito às 21 horas, e aos sábados das oito às 12 horas. A mostra tem cunho cultural e educacional, promovendo a arte fotográfica como profissão e causando reflexão sobre as imagens.
Sobre o artista – Andrei Frateschi é graduado em Artes Plásticas e História das Artes. Professor Bauhaus Brasil há cinco anos, é cantor e ator da Cia. Minaz de Ribeirão Preto. Lecionou em escolas dos ensinos fundamental e médio, além de cursos técnicos de história da arte, desenho artístico, hiper-realismo, pintura em aquarela e a óleo, caricatura e HQ (história em quadrinhos).
Em seu currículo contam participações em exposições como Expo Deplás de Jaboticabal, Mapa Cultural Paulista e LXIV – Salão Ararense de Artes Plásticas Antônio Rodini (Saap), de arte contemporânea. Além de exposições próprias como a nomeada “O antigo e o próximo” que esteve exposta no Novo Shopping, Colégio Santa Úrsula e na Jornada de Comunicação realizada pelas Faculdades COC, todas em Ribeirão Preto.