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Arrecadação deve cair 20% em RP

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

A prefeitura de Ribeirão Preto pode perder 20% da arre­cadação prevista para para este ano por causa dos reflexos da pandemia de coronavírus, cau­sador da covid-19, na econo­mia nacional, estadual e local. A projeção é do próprio pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), que na segunda-feira, 30 de março, participou de vide­oconferência com empresários, autoridades e jornalistas.

Significa que a cidade pode deixar de arrecadar R$ 682 mi­lhões, dinheiro suficiente para bancar quase onze folhas de pa­gamento do funcionalismo mu­nicipal, de aproximadamente R$ 63 milhões por mês. Enviada no final do ano passado para o Legis­lativo e aprovada pelos vereadores, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) prevê uma receita de re­ceita de aproximadamente R$ 3,41 bilhões para este ano.

São R$ 2,63 bilhões da ad­ministração direta e R$ 783,43 milhões da indireta – os nú­meros foram arredondados. A diminuição, segundo Duarte Nogueira, deverá ser provocada pela queda na arrecadação em todos os níveis de governo, o que compromete a arrecadação dos tributos municipais como Imposto Predial e Territorial Urbano (ITU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS-QN). Ela também atinge outros repasses que a cidade tem direito, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Pela estimativa da admi­nistração para 2020, a previsão de arrecadação com o IPTU estabelecida pela LOA é de R$ 390,51 milhões, ou seja, quase o mesmo valor do ano passado (R$ 396 milhões). A arrecada­ção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) pela Secretaria Municipal da Fa­zenda cresceu 18% em janeiro deste ano, em relação ao primei­ro mês de 2019. Foram R$ 28,4 milhões somente nos primeiros 31 dias deste ano.

A prefeitura de Ribeirão Preto também arrecadou R$ 149.344.478,23 com o pagamen­to da parcela única do IPTU, que venceu em 13 de janeiro. Segun­do dados da Fazenda, 117.132 contribuintes optaram pelo pa­gamento à vista, com desconto de 10% sobre o valor total do tributo. Duarte Nogueira tam­bém negou que a prefeitura dará isenção aos tributos municipais.

Ressaltou, porém, que depen­dendo da intensidade e do re­flexo do coronavírus na econo­mia da cidade, a administração poderá lançar, no futuro, um programa de refinanciamento de débitos fiscais com o municí­pio, um Refis. Questionado so­bre se o assunto já está na pauta do Executivo, o governo tucano não se manifestou.

Na semana passada, o De­partamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) sus­pendeu o corte de água dos consumidores inadimplentes pelo período de 60 dias. A medida foi tomada por causa da pandemia do novo corona­vírus. As contas continuarão sendo emitidas e o pagamento deverá ser feito. Mas no caso de eventuais atrasos o corte não será feito durante esse período.

Além de suspender os cor­tes, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) também deter­minou que 2.200 famílias be­neficiadas com a tarifa social do Daerp – baixa renda – terão as contas suspensas por dois meses, em março e abril. Atual­mente, Ribeirão Preto tem 203,4 mil ligações de água e esgoto e 54,7%, ou seja, 111.318 mil con­sumidores, estão em débito com o departamento. A dívida totali­za R$ 429.141.213,41.

No dia 25, começou a valer a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de suspender durante 90 dias o corte no fornecimento de ener­gia elétrica dos consumidores residenciais urbanos e rurais e também de atividades essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O prazo poderá ser prorro­gado, casos haja necessidade. A CPFL Paulista é a concessioná­ria de energia elétrica que aten­de 309.817 consumidores em Ribeirão Preto, além de mais 4,2 milhões de clientes espalhados em outras 233 cidades do estado de São Paulo – são cerca de 4,6 milhões no total.

Os números oficiais do orçamento de 2020
(Sem a queda de 20% prevista pelo prefeito)
Receita total prevista R$ 3.415.247.161,00
Receita da administração direta R$ 2.631.809.611,00
Receita da administração indireta R$ 783.437.550,00
Câmara de Vereadores R$ 71.313.314,40
Secretarias
Gabinete: R$ 29.463.854,57
Saúde: R$ 678.075.347,00
Educação: R$ 570.219.866,00
Obras Públicas: R$ 146.960.038,32
Infraestrutura: R$ 43.249.000,00
Assistência Social: R$ 76.911.443,00
Cultura: R$ 16.491.279,23
Planejamento e Gestão Pública: R$ 30.032.000,00
Negócios Jurídicos: R$ 18.248.000,00
Fazenda: R$ 73.139.000,00
Administração: R$ 112.690.413,82
Esportes: R$ 15.432.473,06
Meio Ambiente: R$ 15.667.136,00
Turismo: R$ 1.465.000,00
Encargos do município: R$ 311.175.445,60
Reserva (contingência): R$ 1.000.000,00

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