Tribuna Ribeirão
Geral

Arquivo Público terá sede própria

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou o decre­to que cria a Comissão Gestora do Arquivo Público. Com esta medida, será possível transferir, de forma correta, todos os docu­mentos da administração muni­cipal a um prédio que atende as especificações técnicas e legais. “O prédio, localizado na aveni­da Doutor Francisco Junqueira, está sendo adequado para rece­ber o material que é de extrema importância histórica para cida­de”, diz o chefe do Executivo.

Localizado atualmente na rua General Osório, o aluguel do Arquivo Público tem custo men­sal de R$ 12 mil aos cofres públi­cos. Com a transferência, além da economia, o local oferecerá mais facilidade de acesso docu­mentos por parte de pesquisado­res e munícipes. De acordo com a secretaria municipal da Cultu­ra, Isabella Pessoti, já está sendo feito um diagnóstico de todos documentos da administração municipal espalhados pelas se­cretarias, autarquias e fundações.

“Adequamos um espaço para realizar a triagem detalhada dos documentos. Lá, o material será higienizado, catalogado e orga­nizado”, explica. De acordo com a secretária, a próxima etapa será transferir os documentos para o novo local. “O prédio novo ainda está passando por adequações para dar ao arquivo público as instalações que a lei preconiza. Finalizado, oficializaremos a abertura ao público”, diz.

O decreto, publicado no Diá­rio Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 23 de fevereiro, cria a Comissão Gestora do Ar­quivo Público Municipal de Ri­beirão Preto, que será vinculada à Secretaria Municipal da Cultu­ra. Será composto por um mem­bro das pastas de Administração, Cultura, Fazenda, Planejamento e Gestão Pública e Saúde, desig­nados pelo Executivo sendo que, a presidência da comissão será exercida por um representante da Secretaria da Saúde.

A comissão deverá submeter seus pareceres e propostas de en­caminhamento à apreciação do Comitê de Otimização do Gasto Público (Cotim) do Conselho de Controle das Empresas Munici­pais (Coem), que contará com a presença de representante da Secretaria da Cultura.
Duarte Nogueira também assinou decreto que cria a Comis­são de Avaliação de Documentos e Acesso (Cada), com o objetivo de implementar a política de ges­tão documental nos órgãos da administração municipal. Serão 28 membros das administra­ções direta, indireta, autárquica e fundacional, e ficará vinculada à Secretaria Municipal da Cultura, responsável pelo Sistema Munici­pal de Arquivos, coordenada pelo diretor do Arquivo Público e His­tórico de Ribeirão Preto.

“A comissão levará à melhor organização e hierarquização de documentos públicos e ampliará o acesso das pessoas a estas informa­ções, ampliando a transparência na divulgação de dados recentes ou históricos”, diz Nogueira. Uma das principais missões da comis­são será a implantação da política de gestão documental. Também deverá coordenar a eliminação de documentos e propor crité­rios para orientar a seleção de amostragens dos que serão0 des­tinados à eliminação, nos termos da legislação vigente.

A comissão também deverá estabelecer critérios de acesso aos documentos, orientar a gestão transparente dos documentos, da­dos e informações da prefeitura de Ribeirão Preto, objetivando asse­gurar o amplo acesso e divulgação. O colegiado deverá se reunir pe­riodicamente e poderá convocar servidores que possam contribuir com seus conhecimentos e experi­ências, bem como constituir sub­comissões e grupos de trabalho para otimizar suas ações.

Postagens relacionadas

Sobe para 32 os mortos pela passagem de ciclone no RS e SC

Redação 2

Ano termina com 2.030 ataques de escorpiões em RP 

Redação 2

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com