O final de 2024 trouxe um presente inesquecível para Rafael da Silva, o Farofa, armador do Ribeirão Preto Handebol/Barão de Mauá. Aos 37 anos, o jogador foi convocado para compor a Seleção Brasileira de Handebol Master Sul/Sudeste, na categoria 35+ masculino, e participará da IV Copa América de Handball Master, que ocorrerá em Assunção, no Paraguai, de 23 a 28 de setembro de 2025.
A convocação, oficializada pelo presidente do Comitê Organizador do Brazil Master Cup e Brazil Master Cup Nordeste, chancelada pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), é a coroação de uma carreira marcada por dedicação, superação e paixão pelo esporte.
‘Jogar na Seleção é um Sonho’
Para Rafael, a convocação representa a realização de um sonho de infância. “É muita alegria. É uma realização. Jogar na seleção é sonho de todo atleta, disputar jogos e defender o seu país. O handebol me deu muitas oportunidades, a mais importante delas foi construir minha família. Eu e minha esposa, que também é atleta do Ribeirão Preto Handebol/Barão de Mauá, nos conhecemos quando vim jogar aqui. Hoje, temos o prazer e orgulho de ver nosso filho Yuri, de 14 anos, seguindo nossos passos nesse esporte que tanto amamos.”
Natural de Pontal, onde começou a jogar aos 14 anos na Escola Dolores Belém Novaes, Farofa destaca que o esporte sempre foi fundamental em sua vida. “Jogar na seleção é coroar minha trajetória nesse esporte que tanto amo.”
Reconhecimento e Orgulho
Miguel Jabur, diretor e coordenador do Ribeirão Preto Handebol/Barão de Mauá, celebrou a conquista. “Recebemos essa convocação com enorme felicidade. O Farofa joga conosco desde os 15 anos, sempre se destacou. Ele é uma pessoa dedicada, batalhadora e merecedora de todo esse reconhecimento. É emocionante vê-lo com a camisa amarelinha da seleção.”
Miguel também relembra a trajetória de Rafael e a importância do esporte em sua vida. “Ele veio de Pontal para Ribeirão, onde se casou com uma atleta do nosso time, e agora o filho deles também joga nas categorias de base. Apesar de estar perto dos 40 anos, cuida muito bem do preparo físico e se destaca não só na equipe master, mas também na principal, que disputa o Campeonato Paulista.”
O treinador do Ribeirão Preto Handebol/Barão de Mauá, Júnior Nero, também enalteceu a versatilidade e o comprometimento do atleta. “Na categoria principal, ele foi decisivo e importante no primeiro semestre. Nos Jogos Regionais fez a diferença, especialmente na final. É um atleta muito dedicado, trabalhador e com muita qualidade técnica. Consegue fazer muitas funções dentro da quadra”, finalizou.
Acompanhe o Ribeirão Preto Handebol/Barão de Mauá pelas redes sociais @ribeiraopretohandebol e pelo site www.ribeiraopretohandebol.com.br
O Ribeirão Preto Handebol conta com apoio e patrocínio do Centro Universitário Barão de Mauá, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto por meio da Secretaria de Esportes, Liceu Albert Sabin, Associação dos Amigos do Handebol de Ribeirão Preto, Grupo Resco, Líder Interiores, Nature On Açaí Premium e Bella Citta Pães Especiais.