João Camargo
Engana-se quem imagina que está seguro porque mora em um endereço privilegiado. Os moradores de um condomínio de luxo, localizado na Avenida Professor João Fiúsa, no Jardim Botânico, na zona Sul de Ribeirão Preto, foram pegos de surpresa na tarde da última quarta-feira, 3 de junho, quando dois jovens invadiram o edifício e entraram em um dos apartamentos.
Os ladrões conseguiram acesso ao prédio após se apresentarem na portaria como sendo parentes dos proprietários do imóvel invadido. De acordo com informações da Polícia Militar, os jovens teriam passado informações dos dados dos moradores do apartamento para entrar no edifício.
Na oportunidade, os moradores do imóvel não estavam presentes, pois estavam viajando. Segundo o delegado Eduardo Rodrigues Martinez, que está no comando do caso, a linha de investigação da Polícia Civil é de que a dupla teria informações privilegiadas.
Invasão
Em gravação feita por câmera de segurança, é possível ver a dupla conversando com a portaria no momento de entrada. Após breve conversa, os dois são autorizados a entrar.
Imagens registradas dentro do imóvel mostram quartos e closets revirados, com roupas, joias e acessórios jogados no chão pelos ladrões. A dupla havia separado joias, dinheiro e relógios e teriam levado sacolas e bolsas para fugir com os objetos.
O furto, no entanto, foi frustrado. Enquanto se preparavam para sair do apartamento, o pai do proprietário do imóvel chegou e se deparou com a dupla. Nessa hora, os jovens abandonaram os bens e fugiram.
O registro de outra câmera de segurança no saguão do prédio mostra o momento em que a dupla se utiliza de um banco de madeira para conseguir pular o muro do edifício.
A PM foi acionada e, enquanto as viaturas se deslocavam até ao local, foram informados de que os criminosos estavam fugindo no sentido da rua Paschoal Bardaro. Por conta disso, foi possível a realização de um cerco, que deteve os suspeitos. Fotos de moradores mostram que cerca de 11 viaturas policiais foram acionadas para atender a ocorrência.
Após ser detida, a dupla foi levada até a delegacia. Os suspeitos foram identificados como Gabriel dos Santos Dias, de 19 anos, e L.M.L., de 17 anos. Posteriormente, Dias foi encaminhado até o Centro de Detenção Provisória (CDP), enquanto o adolescente foi levado para a Fundação Casa. Uma mala que os criminosos utilizariam para fugir com os objetos furtados foi recuperada.
Casos recorrentes
Ao contrário do chegou a ser aventado, a dupla não tinha parentesco com as vítimas proprietárias do apartamento. “Pela investigação, levantamos que a dupla já teria praticado outros crimes juntos”, comentou o delegado Martinez.
Além disso, a informação é de que os jovens não seriam de Ribeirão Preto. A investigação da Polícia Civil ainda está em andamento e deverá apurar mais evidências sobre a ocorrência.
Roubos e furtos
Apesar do ocorrido, os casos de roubos e furtos diminuíram após decreto de quarentena (a medida foi decretada no dia 23 de março) em Ribeirão Preto.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, ambos os crimes tiveram redução de cerca de 60% na cidade. No mês de abril, foram registrados 126 casos de roubos e 369 casos de furtos no município. Anteriormente, no mesmo período de 2019, foram computados 313 e 884 casos respectivamente.