Conforme antecipou o Tribuna na edição desta terça-feira, o pedido feito pela diretoria do Botafogo à Confederação Brasileira de Futebol para que os árbitros das quartas de final da Série C fossem ‘padrão Fifa’ surtiu efeito, e ontem a entidade divulgou o nome do goiano Wilton Pereira Sampaio, que pertence ao quadro de árbitros da Fifa, para apitar a primeira partida entre o Botafogo-SP e o Botafogo-PB, no domingo, às 19 horas, no Almeidão. “Isso é muito bom, pois dá mais tranquilidade para todos os times que chegaram ao mata-mata”, comemorou o presidente Gerson Engracia.
O último jogo do Botafogo apitado por Wilton Pereira Sampaio foi o empate contra o River, no Albertão, na final da Série D de 2015, quando o Pantera conquistou seu primeiro título nacional, ao empatar em 0 a 0, no Piauí.
Wilson Pereira Sampaio esteve na Copa da Rússia como árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês para “Video Assistant Referee”) Ele compôs o grupo de 13 árbitros que contou com mais dois representantes sul-americanos da Conmebol, um asiático da AFC e nove europeus da Uefa.
Wilton que foi eleito o melhor árbitro do Brasil em 2012, apitou 12 jogos nesta temporada, sendo cinco pelo Campeonato Brasileiro, cinco pela Copa Libertadores e dois pela Copa Sul-Americana. O último deles foi pela Série A do Brasileirão, na vitória Palmeirense sobre o Vasco por 1 a 0, no dia 12 de agosto. Antes, Wilton foi o árbitro de Boca Juniors (ARG) e Libertad (PAR), válido pela primeira partida das oitavas de final da Copa Libertadores.