O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 25 de novembro, que o estado de São Paulo receberá a primeira fábrica da corporação espanhola Hijos de Rivera, dona da marca de cervejas Estrella Galicia, fora da Espanha. A unidade será construída em Araraquara, cidade do interior a cerca de 90 quilômetros de Ribeirão Preto.
“A Estrella Galicia fará investimento de R$ 2 bilhões em Araraquara e serão gerados 400 novos empregos diretos nesta fábrica que entra em operação ao final de 2023. A Estrella Galicia é o segundo maior grupo de cervejaria da Espanha, um dos maiores grupos cervejeiros do mundo e é a marca de cerveja mais vendida na Espanha”, diz Doria.
O grupo conta com assessoria da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, que auxiliou a cervejaria na localização da área e participou de discussões ambientais relacionadas à disponibilidade hídrica, questão fundamental para a operação da planta. A ideia do grupo Hijos de Rivera é que a nova unidade seja um modelo de fábrica sustentável na esfera ambiental.
Vai priorizar a adoção de boas práticas desde a matéria-prima até a experiência de consumo dos clientes. A unidade de Araraquara contará com o que há de mais moderno na área da sustentabilidade e com as mesmas tecnologias que fizeram a marca atingir, no começo do ano, a meta de emissão zero de carbono em suas principais instalações.
Isso foi possível com a adoção de uma matriz energética mais limpa, com geração de biogás, utilização de energias renováveis, centrais fotovoltaicas e veículos híbridos. “Estou muito feliz por darmos esse passo tão importante para nossa empresa, aquela que será nossa segunda fábrica no mundo, no Brasil, em 2023”, declara o CEO Global da Estrella Galicia, Ignacio Rivera.
“Quero saudar o governador João Doria e destacar o seu papel para que pudéssemos ter um momento como esse. Minha gratidão também ao Governo de São Paulo e ao papel que a InvestSP tem tido para o fomento do nosso Estado de São Paulo”, afirma o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).