Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cão farejador Aquiles participa de campeonato mundial nos EUA

Depois de ganhar fama por aqui, graças a sua infalível capa­cidade de farejar drogas, o cão Aquiles, do Canil da Polícia Militar de Ribeirão Preto, vai fazer sua primeira viagem in­ternacional. Na próxima quar­ta-feira, 15 de agosto, o sprin­ger spaniel de quatro anos e meio de idade embarca junto com seus dois treinadores, os cabos Ricardo Alexandre Ca­zarotte e Sergio Eduardo Candi­do Júnior, para Denver, no Colo­rado, Estados Unidos.

Aquiles participará do Cam­peonato Mundial de Cães Fa­rejadores e concorrerá em três provas: faro de drogas, de explo­sivos e maneabilidade com seu treinador. Na prova de maneabi­lidade os animais com qualidade de treinamento conseguem atin­gir os melhores desempenhos em provas como passar debaixo de arames farpados e pular obs­táculos. A competição acontece de 15 a 25 de agosto.

Segundo o cabo Cazarotte, o convite para Aquiles participar da competição aconteceu em virtu­de da fama que o cão conseguiu por sua excepcional capacidade de farejar drogas. Ele já localizou 1,5 tonelada de drogas em mais de 60 operações policiais. “Temos outros bons cães farejadores na Polícia Miliyar, mas o Aquiles é o melhor”, afirma o policial, orgu­lhoso de seu companheiro canino.

Vale ressaltar que, apesar da autorização da Policia Militar para a viagem e do fato de ela estar sen­do considerada um trabalho, os recursos financeiros para pagar as passagens e a estadia dos policiais e do cão nos Estados Unidos são de responsabilidade dos ades­tradores. Por ser considerado um adestrador profissional e, portanto, capaz de controlar o cão em todas as situações, Caza­rotte também terá a companhia de Aquiles ao seu lado durante a viagem. “Do jeito que ele é brin­calhão e ativo, com certeza, vai ser alvo de muitas selfies durante o voo”, completa Cazarotte.

No dia 24 de agosto, o 3º Bata­lhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-3), sob o comando do te­nente-coronel Marcelo Antônio Jerônimo de Melo, promoveu uma solenidade em comemora­ção ao Dia do Solado e de valori­zação do policial fardado. Além de entregar diplomas e medalhas aos PMs que se destacaram neste ano e às pessoas que colaboram com a corporação, uma homenagem chamou a atenção: o cão Aquiles foi condecorado por sua “eficiên­cia total de faro de drogas”.

O cachorro da raça springer foi o primeiro a receber medalha por sua atuação junto ao Canil da Polícia Militar no combate ao trá­fico de entorpecentes – antes dele, apenas Dick, do Canil Central da PM em São Paulo, havia sido homenageado, ainda no gover­no de Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994), mas por ter encon­trado uma pessoa. Em relação aos entorpecentes, Aquiles é infalível neste tipo de operação.

Postagens relacionadas

Construtoras discutem programas habitacionais 

Redação 2

Rodoviária aguarda por 28 mil pessoas

Redação 1

TSE quer suspender o voto por biometria

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com