A equipe de faro do Canil da Polícia Militar apreendeu aproximadamente seis quilos de maconha na tarde desta terça-feira, 26 de dezembro, em um terreno localizado na rua Romano Coró, no Parque Industrial Tanquinho, Zona Norte de Ribeirão Preto. O cão Aquiles farejou o entorpecente. Segundo denúncias anônimas obtidas via Centro de Operações da PM (Copom), traficantes estariam utilizando o local para esconder os entorpecentes.
Os policiais tiveram trabalho para localizar a droga porque a área é de difícil acesso. “Sem o apoio do Aquiles seria pouco provável a localização dos produtos”, diz o cabo Ricardo Alexandre Cazarotte, que participou a operação ao lado dos soldados Belarmino e Barbon. Foram apreendidos tijolos de maconha pesando aproximadamente seis quilos, 153 trouxinhas da droga prontas para a venda, cápsulas de cocaína, duas balanças de precisão e 50 gramas de crack.
Aquiles já havia farejado, em outubro, em uma favela na rua Antônio Galão, no Jardim Orestes Lopes de Camargo, na Zona Norte de Ribeirão Preto, pinos de cocaína com uma espécie de selo de qualidade – adesivos com a foto do traficante colombiano Pablo Escobar, que morreu em 2 de dezembro de 1993 em Medellín. Ontem ele encontrou cápsulas da droga com imagens de Osama Bin Laden.
O cabo PM Cazarotte esclareceu que foram averiguados três terrenos até localizar os produtos. “As denúncias anônimas que recebemos via 190 são de extrema importância para acabar com o tráfico na cidade, por isso, continuem denunciando”, diz. Ninguém foi preso. O PM também ressalta que a equipe já havia realizado blitz no local e voltou após nova denúncia. Com um gorrinho e Papai Noel, Aquiles posou para fotos na Central de Polícia Judiciária (CPJ), ao lado de seus companheiros e da droga apreendida.
No dia 24 de agosto, o 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-3), sob o comando do tenente-coronel Marcelo Antônio Jerônimo de Melo, promoveu uma solenidade em comemoração ao Dia do Soldado e de valorização do policial fardado. Além de entregar diplomas e medalhas aos PMs que se destacaram neste ano e às pessoas que colaboram com a corporação, uma homenagem chamou a atenção: o cão Aquiles foi condecorado por sua “eficiência total de faro de drogas”.
O cachorro da raça springer, de quatro anos e meio de idade, foi o primeiro a receber medalha por sua atuação junto ao Canil da Polícia Militar no combate ao tráfico de entorpecentes – antes dele, apenas Dick, do Canil Central da PM em São Paulo, havia sido homenageado, ainda no governo de Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994), mas por ter encontrado uma pessoa. Em relação aos entorpecentes, Aquiles é infalível neste tipo de operação.
O cão veio de Minas Gerais e estreou na equipe de faro do Canil da Polícia Militar em 14 de janeiro do ano passado, mas foi para as ruas em março. Em mais de 60 operações, já localizou cerca de 800 quilos de entorpecentes – aproximadamente 650 quilos de maconha, mais de 100 quilos de cocaína e outro tanto de crack, haxixe e outras drogas. Os números são de um levantamento feito pelo Tribuna com base em reportagens publicadas no site do jornal desde novembro de 2015, quando a cadela Mel se aposentou.