Em operação conjunta na cidade de Luiz Antônio, a Polícia Militar localizou um revólver calibre 32 com munição intacta dentro do travesseiro e uma bagana de maconha nesta quinta-feira, 8 de março. Em seguida, com o apoio do infalível cão Aquiles, a equipe da PM fez buscas em um canavial e encontrou 317,60 gramas de maconha e mais 349,96 gramas de crack. A ocorrência foi registrada da delegacia da cidade. Alex de Paula Nascimento, e 25 anos, foi preso em flagrante.
No dia 24 de agosto do ano passado, o 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI-3), sob o comando do tenente-coronel Marcelo Antônio Jerônimo de Melo, promoveu uma solenidade em comemoração ao Dia do Soldado e de valorização do policial fardado. Além de entregar diplomas e medalhas aos PMs que se destacaram neste ano e às pessoas que colaboram com a corporação, uma homenagem chamou a atenção: o cão Aquiles foi condecorado por sua “eficiência total de faro de drogas”.
O cachorro da raça springer, de cinco anos, foi o primeiro a receber medalha por sua atuação junto ao Canil da Polícia Militar no combate ao tráfico de entorpecentes – antes dele, apenas Dick, do Canil Central da PM em São Paulo, havia sido homenageado, ainda no governo de Luiz Antônio Fleury Filho (1991-1994), mas por ter encontrado uma pessoa. Em relação aos entorpecentes, Aquiles é infalível neste tipo de operação.
O cão veio de Minas Gerais e estreou na equipe de faro do Canil da Polícia Militar em 14 de janeiro do ano passado, mas foi para as ruas em março. Em quase 100 60 operações, já localizou mais de uma tonelada de entorpecentes –maconha, cocaína, crack, haxixe e outras drogas. Os números são de um levantamento feito pelo Tribuna com base em reportagens publicadas no site do jornal desde novembro de 2015, quando a cadela Mel se aposentou. Aquiles é treinado pelos cabos PMs Alexandre Ricardo Cazarotte, Sérgio Eduardo Cândido Júnior e Mioto e pelo soldado Belarmino.