Uma operação do Canil da Polícia Militar, na manhã desta terça-feira, 1º de outubro, pela Vila Carvalho, na Zona Norte de Ribeirão Preto, deteve um menor de idade com mais de 1,5 quilo de maconha. Durante patrulhamento, a equipe formada pelo cabo Cazarotte, soldado Belarmino e o infalível cão Aquiles, avistou um rapaz saindo de terreno.
Após a revista pessoal, a PM encontrou 88 gramas da droga na cueca do jovem, além de R$ 75 que estavam no bolso da bermuda e uma balança de precisão. Em seguida, o cão Aquiles farejou 1.542 gramas e 49 trouxinhas de maconha enterradas no local. O adolescente foi encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude (Diju).
Há pouco mais de um ano, em setembro de 2018, o 3º Batalhão de Polícia Militar do Interior (3º BPM-I) promoveu uma solenidade de valorização profissional da corporação e prestou homenagem aos integrantes da equipe de faro do Canil da PM, que retornou do Campeonato Mundial de Cães Farejadores, em Denver, no Colorado, Estados Unidos, com duas medalhas.
O cão Aquiles, que fez sua primeira viagem internacional, não decepcionou. Ao lado de seus adestradores, os cabos Ricardo Alexandre Cazarotte e Sérgio Eduardo Cândido Júnior, voltou do exterior com duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze. Conquistaram o primeiro lugar na prova de agilidade e o terceiro em localização de drogas. Aquiles competiu com 130 cachorros de vários países.
O cão da raça springer tem uma excepcional capacidade de farejar drogas. Ele já localizou mais de 1,6 tonelada em mais de 60 operações policiais. Foi o primeiro a receber medalha por sua atuação junto ao Canil da Polícia Militar no combate ao tráfico de entorpecentes.