O Aquário do Bosque Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto reabriu as portas para visitação nesta quarta-feira, 4 de agosto, após a suspensão de acesso do público em razão do protocolo de segurança sanitária do Plano São Paulo de combate à pandemia da covid-19.
Para a reabertura, além de nova decoração externa, foi feita a substituição da iluminação interna antiga por lâmpadas de led, reposição de azulejos, aplicação de PU (calafetação) para eliminar vazamentos entre outros reparos gerais.
De acordo com o chefe de Divisão de Unidades de Conservação, Alexandre Felcar, o complexo possui quatro tanques temáticos, dois recintos destinados às aves e mamíferos aquáticos, além de três recintos para acomodar pequenos répteis, anfíbios e invertebrados.
“Mesmo no período em que o Bosque ficou com a visitação suspensa, a rotina interna se manteve ativa para dar conta da gestão de um ambiente complexo, com 250.880 metros quadrados. Foram mantidos todos os protocolos sanitários para resguardar a saúde dos técnicos, tratadores, estagiários e demais funcionários”, afirma.
Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Catherine D’Andrea, o aquário não é apenas opção de lazer, é um local que proporciona educação ambiental. “Espaço fantástico, com tanques onde estão em exposição peixes de várias espécies, de diversos ambientes de rios brasileiros”, diz.
“Todos os animais expostos nasceram em criadouros autorizados e não foram retirados da natureza”, ressalta. A retomada do funcionamento do Bosque Fábio Barreto, incluindo o Aquário, foi planejada mantendo os protocolos sanitários de segurança.
Foram mantidos os cuidados de higiene, sendo exigido dos visitantes o uso de máscaras e o distanciamento social. Também é recomendado o uso de garrafas de água individuais para que não seja necessário o uso de bebedouros públicos.
O Bosque Fábio Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos. Nesta fase transição do Plano São Paulo, atende presencialmente de quarta-feira a domingo, das nove horas às 16h30, com diversas medidas de segurança para evitar a propagação da covid-19. Fecha aos feriados.
Mais informações podem ser solicitados pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636-2513. A entrada é franca. O zoológico tem cerca de 830 animais de 156 espécies sob seus cuidados. O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura.
No local existem 30 espécies de primatas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos macacos-prego. No setor de répteis faz sucesso o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo.
Já no Aquário existem peixes brasileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos. Desde 2011, os animais do Bosque Fábio Barreto recebem presentes em comemoração ao Natal. Neste ano não deve ser diferente.
O Bosque Fábio Barreto atende cerca de três animais resgatados e feridos por dia. Essa também é a média anual, segundo dados do projeto “Uma nova chance”. A maioria deles é vítima da própria ação humana, como as queimadas. Informações sobre bichos silvestres feridos ou perdidos podem ser passadas para o Corpo de Bombeiros (telefone 193), Polícia Ambiental (3996-0450) e do zoológico (99969-2728).