Tribuna Ribeirão
Política

Aprovado texto-base do auxílio emergencial

CLEIA VIANA/CÂMARA DOS DEPUTADOS

A proposta desenhada para liberar uma nova roda­da do auxílio emergencial en­trou na sua reta final no Con­gresso. Deputados aprovaram na tarde desta quinta-feira, 11 de março, em segundo turno, por 366 votos a favor e 127 contra, o texto-base da Proposta de Emenda à Cons­tituição (PEC) Emergencial.

Por se tratar de uma mudança na Carta Magna, a medida precisa ser apro­vada em dois turnos por ao menos 308 parlamentares, em cada uma das etapas. O primeiro turno foi aprovado na madrugada por 341 votos a favor e 121 contra. Após a aprovação do texto-base, os deputados passaram a avaliar os pedidos de alteração.

Havia onze destaques ca­dastrados – na quarta-feira (10), esta fase de apreciação levou mais de doze horas para ser concluída, com dez requerimentos do tipo na pauta. Se não houver altera­ção do mérito, após essa eta­pa, a PEC pode seguir para promulgação, do contrário precisa voltar para o Senado.

A PEC Emergencial autori­za uma nova rodada do auxí­lio emergencial a vulneráveis e institui mecanismos de ajuste nas despesas, como congela­mento de salários de servido­res quando houver elevado comprometimento das finan­ças de União, Estados e muni­cípios. Ao longo da primeira fase de votação, apenas uma alteração foi aprovada.

Os parlamentares derru­baram um dispositivo que daria mais flexibilidade ao governo na gestão do Orça­mento ao aprovar destaque do PDT que retirou do texto a possibilidade de desvincu­lação de receitas hoje carim­badas para órgãos, fundos ou despesas específicas.

Postagens relacionadas

Câmara define as 22 comissões

Redação 1

Câmara anuncia ‘corte’ de R$ 1 mi

Redação 1

‘Táxi Acessível’ retorna à pauta

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com