Tribuna Ribeirão
Política

Aprovado projeto de proteção às mulheres

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou, por unanimi­dade, projeto de Igor Oliveira (MDB) que garante a presen­ça de um acompanhante para pacientes femininas quando forem submetidas a exames ou procedimentos cirúrgicos em que há a necessidade de seda­ção e aplicação de anestesia. A aprovação aconteceu na terça­-feira, 14 de março.

Segundo o vereador, o ob­jetivo principal do projeto é proteger a dignidade sexual dessas mulheres que se en­contram em um estado de vulnerabilidade na hora do exame. Também servirá de proteção para o próprio pro­fissional da saúde, em caso de eventuais denúncias de al­gum tipo de abuso durante os procedimentos.

O autor do projeto assegura que com a medida haverá tes­temunhas caso haja abuso ou assédio, resguardando a víti­ma, principalmente no caso de quadro induzido de inconsci­ência. Afirma ainda que orien­tações sobre o uso de acompa­nhantes foram publicadas por diferentes organizações profis­sionais internacionais.

Cita como exemplo o Co­légio Americano de Ginecolo­gia e Obstetrícia (ACOG) que recomenda a presença de um acompanhante em todos os exames mamários, genitais e retais e que a medida se aplica a exames realizados em ambu­latórios e internações.

“É de lamentar que alguns poucos profissionais acabam se aproveitando da profissão para abusar de seus pacien­tes. Uma relação que deve­ria ser de confiança, acaba virando caso de polícia. Esse projeto é uma possibilidade muito grande de contribuir para esse tipo de crime aca­bar”, afirma o parlamentar.

Agora o projeto será en­viado para o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. Na se­mana passada, no Dia Interna­cional da Mulher, 8 de março, a Câmara Federal aprovou pro­jeto semelhante de autoria do deputado ribeirão-pretano Ri­cardo Silva (PSD-SP) que ga­rante este direto às mulheres.

Postagens relacionadas

Lula contesta porcentual de pesquisa: ‘Eles sabem que eu poderia ter 40%’

Redação 1

Revisão da LDO eleva dívida para R$ 410 mi

Redação 1

Senado avalia se plenário deve validar decisão do STF de afastar Aécio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com