A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que pretende criar o Programa Bancos Patrocinados, com a instalação de equipamentos em praças públicas de Ribeirão Preto. O objetivo é incentivar e promover a doação, por pessoas físicas ou jurídicas, de bancos de concreto (com e sem encosto) ou de madeira com pés de ferro, para áreas verdes, parques, jardins, praças, rotatórias, centros comunitários, espaços e áreas desportivas e cultural, canteiros e outros logradouros públicos, implantados ou em implantação.
Em contrapartida, quem aderir à iniciativa poderá inserir no equipamento o registro da marca ou nome do doador ou da família no encosto, quando for o caso, ou horizontal no assento. O interessado deverá apresentar requerimento de doação, sugerindo o local de instalação que poderá ser acatado ou não pela prefeitura.
Caso exista impossibilidade técnica de instalação no local desejado, será proposto outro lugar para a instalação. Não serão permitidas as veiculações de: marcas, logomarcas ou nomes fantasias de empresas que tenham por único objeto a produção ou venda de bebidas alcoólicas, cigarros, produtos agrotóxicos ou de mensagens que incentivem a exploração de pessoas a qualquer título, que atentem contra a moral e aos bons costumes ou que tenham cunho político partidário.
Segundo o autor da proposta, Matheus Moreno (MDB), a doação de bancos para locais públicos sempre foi tradição nas cidades brasileiras, entre elas, Ribeirão Preto. Entretanto, segundo ele, com o tempo, essa prática foi se perdendo, e merece ser incentivada, não só pela possibilidade de o Poder Público obter bancos para guarnecer tais áreas a custo zero, e promover a política de participação social e protagonismo comunitário que é sempre bem-vinda. Para virar lei, depende da sanção do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).