Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Aprovado ‘comitê’ da população negra

Com 20 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores aprovou, na quinta-feira, 14 de dezembro, projeto de lei complementar da prefeitura de Ribeirão Preto que cria o Comitê Técnico Municipal de Saúde da População Negra. A proposta prevê atribuições para avaliação e elaboração de estratégias de promoção, prevenção, assistência e reabilitação deste público-alvo 
 
Também deverá propor e participar de iniciativas intersetoriais, especialmente em conjunto com o Sistema Único de Saúde (SUS), além de fortalecer as redes de cooperação com organizações governamentais e não governamentais, universidades, centros de pesquisa, estabelecimentos de ensino para realizar ações de saúde destinadas a população negra. 
 
O comitê será composto por representantes do governo municipal, da sociedade civil organizada, do Conselho Municipal da Saúde, representantes de ONGs do movimento negro legalmente constituídas em Ribeirão Preto e do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial. 
 
A prefeitura argumenta que a cidade instituiu, em 2006, por meio da lei complementar nº 2.148/2006, o Comitê Municipal de Saúde da População Negra. No entanto, segundo o governo, após mais de uma década, a lei encontra-se desatualizada.  
 
“Por esta razão, a mesma está sendo revogada e está sendo criado o Comitê Técnico Municipal de Saúde da População Negra que visa dar nova estrutura ao órgão”, afirma. Com a mudança a prefeitura afirma que serão contempladas as secretarias e demais órgãos para auxiliarem na elaboração das estratégias e prioridades de ações de promoção, prevenção, assistência e reabilitação da saúde da população negra.  
 
Educação Desde começo do ano Ribeirão Preto tem um centro de referência étnico. Inaugurado em janeiro, pela Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, o Centro de Referência para as Relações Étnico-Raciais é o primeiro da América Latina. Fica na rua Goiás1.072, nos Campos Elíseos. 
 
Tem como objetivo apoiar e contribuir com as ações da rede municipal de ensino no desenvolvimento de práticas de conscientização junto às comunidades escolares em razão da discriminação étnico-racial. Também é responsável pelas diretrizes curriculares da Educação Municipal nas relações étnico-raciais e do ensino de História e da Cultura afro-brasileira, africana e indígena e das demais etnias que formam a população ribeirão-pretana. 
 
 

Postagens relacionadas

STF mantém aplicação da Ficha Limpa

Redação 1

Mulher morre em acidente de moto na rodovia Carlos Tononi

Redação

Força Tática prende acusado do latrocínio de frentista

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com