Todos os dias, em nossas vidas, aprendemos alguma coisa, mas nunca sabemos tudo. A convivência, as relações sociais, profissionais, educacionais sempre trazem algum conhecimento. É por isso que o aprender não tira folga nunca. Em alguns casos o aprendizado é ainda mais intenso, continuado, mesmo que não seja planejado. Gerir uma cidade da importância de Ribeirão Preto é fonte garantida de adquirir conhecimento diário. De lições continuadas.
Quando planejada, a aquisição de conhecimento é muito mais efetiva, com resultados significativamente melhores. É o que faço nesta semana. Participo na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, do curso “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (Acelerando o Crescimento nas Cidades Brasileiras – Programa Especial para Prefeitos Brasileiros).
Trata-se de um curso de liderança política, a convite da Universidade. O grupo é formado por 16 prefeitos brasileiros, que participam do curso a convite da Comunitas, em parceria com a Universidade de Columbia, entidades que custeiam todo o programa, incluindo viagem e hospedagem.
São aulas com importantes professores e especialistas em gestão pública, como Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles; William Eimicke, professor que já atuou como consultor de gerenciamento de inúmeras organizações governamentais e privadas; Marianna Vaidman Stone, diretora adjunta do Gehl Institute at Columbia, organização voltada para a criação de cidades para os cidadãos; Thomas Trebat, que possui grande experiência em condições econômicas e mercados financeiros na América Latina, especialmente no Brasil; e Alexis Wichowski, secretária de Imprensa e consultora sênior de Comunicações no Departamento de Serviços de Veteranos de Nova Iorque.
Tem sido uma experiência extremamente enriquecedora que faço questão de aproveitar cada momento. Quero acumular todos os conhecimentos possíveis durante este período de troca de experiências com estudiosos de administração pública e experientes gestores, com o objetivo principal de aplicá-los na gestão de Ribeirão Preto, na melhoria da vida da cidade e na qualidade de vida da população.
Estamos conhecendo ferramentas necessárias à solução de problemas das cidades e aprimoramento de resultados. O foco é liderança, inovação e governança, com temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.
Desde o início de minha gestão tenho reiterado que iremos implantar em Ribeirão Preto as melhores práticas de gestão, as mais adequadas soluções de desenvolvimento e as mais convenientes medidas de sustentabilidade. Não medirei esforços para que isso aconteça.
Vamos “importar”, de onde for possível, tudo o que de melhor encontrarmos no Brasil e no mundo, para que nossa cidade tenha possibilidade de vivenciar as melhores oportunidades.
E nossa gestão vai buscar conhecimento onde ele estiver disponível e acessível. Porque é com informação de qualidade que somos levados a decidir bem, a escolher com grande possibilidade de acerto. E nossa equipe terá o apoio necessário para conhecer experiências bem sucedidas, com especialistas e profissionais que, mesmo detentores de grande conhecimento, mantêm os olhos no novo, no moderno, no amplamente sustentável.
É onde encontraremos êxito. Sucesso necessário para melhorar nossa cidade e servir de exemplo de gestão comprometida com o que realmente vale a pena: a qualidade de vida das pessoas.