Tribuna Ribeirão
Geral

App para proteger a população LGBT

A ONG Arco-Íris, presidi­da por Fábio de Jesus, também coordenador nacional da Rede Gay, lança nesta sexta-feira, 28 de junho, no Salão Mármore do Centro Cultural Palace (rua Ál­vares Cabral nº 322, no Quar­teirão Paulista, Centro Históri­co), o aplicativo “TiaLu”’, uma ferramenta de enfrentamento e prevenção à violência contra a população LGBT+. A plata­forma já funciona na Paraíba, onde foi lançada na semana passada e agora chega ao Estado de São Paulo.

O objetivo deste aplicativo, segundo Fábio de Jesus, é prote­ger esse público em situação de perigo iminente e denunciar a LGBTfobia. Após o lançamento oficial, será distribuído material e orientação de como funciona o app, disponível gratuitamente para download em todas as plata­formas para celular. A iniciativa é inédita no País.

“Não existe esse tipo de apli­cativo no Brasil. Por enquanto, o ‘TiaLu’ estará disponível apenas na Paraíba e agora no Estado de São Paulo, mas esperamos que ele se estenda nos demais Esta­dos. Sabemos que grande parte da população ainda é vítima de violência. Infelizmente, o Bra­sil lidera o ranking mundial de assassinatos de pessoas LGBT e essa ferramenta poderá salvar vidas”, explica Jesus.

Como funciona
Para usar o “TiaLu”, a pessoa baixa o aplicativo, cadastra dois contatos de familiares ou amigos e se o usuário estiver em situação de violência ou perigo iminente, basta acionar o botão de pânico. Feito isso, automaticamente será enviada uma notificação com um pedido de socorro para os dois números cadastrados com a localização da pessoa que está em situação de violência.

Homenagens
O aplicativo “TiaLu” recebeu este nome em homenagem a Lu­ciano Bezerra, um dos maiores representantes da causa LGBT na Paraíba e também fundador da ONG Movimento do Espíri­to Lilás (MEL), que faleceu em dezembro de 2018. Além disso, a data do lançamento do aplica­tivo em Ribeirão Preto também marca o Dia do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho.

Esta sexta-feira (28) tam­bém é o Dia da Rebelião de Stonewall, que foi uma série de manifestações violentas e espon­tâneas de membros da comuni­dade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York que aconteceu nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, lo­calizado no bairro de Greenwi­ch Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Uni­dos. Esses motins são ampla­mente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país.

Postagens relacionadas

Relatório narra atendimento a andarilho

Redação 1

Neto diz que avô foi amarrado em hospital da Prevent Senior

Redação 1

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com