O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – ligada à Universidade de São Paulo (HC-FMRP/USP) – investiu no desenvolvimento de um aplicativo para seus pacientes ou responsáveis. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira, 31 de julho, e estará disponível a partir desta quinta-feira, 1º de agosto. O “Nosso HC Ribeirão” abre um novo canal de comunicação entre a instituição e o paciente.
Desenvolvido durante quatro meses pela equipe de informática e tecnologia da informação do Hospital das Clínicas, o app possibilitará que pacientes cadastrados no complexo formado pelo HC, Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Hospital Estadual de Américo Brasiliense e Hospital Estadual de Serrana possam acessar seus prontuários médicos, consultas e exames, além de reagendarem consultas quando não puderem comparecer.
Porém, o hospital informa que o aplicativo “Nosso HC Ribeirão” pode ser baixado nas lojas do Google Play ou Apple Store. No entanto, esclarece que não será permitida mudança cadastral pelo aplicativo. Qualquer alteração no cadastro, como estado civil, endereço ou nome, deverá ser feita diretamente no HC pelo próprio paciente ou seu responsável legal.
O HC é responsável por mais de cinco mil atendimentos diários entre consultas e exames. Embora possua um sistema próprio que avisa aos pacientes sobre a agenda, o índice de faltas a consultas ainda é alto e gira em torno de 18%. Agora, com o serviço do app que alertará as pessoas sobre os dias de consultas, horários e locais, o número de ausências tende a cair.
De acordo com o superintendente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Benedito Carlos Maciel, com o novo equipamento a instituição dá um importante passo para a melhoria do atendimento e para aproximá-la ainda mais dos seus pacientes. “A próxima etapa do projeto será disponibilizar o aplicativo para que nossos profissionais médicos possam utilizá-lo como mais um equipamento de trabalho”, afirma.
Atualmente o Complexo HC possui cerca de 1,5 milhão de usuários credenciados, dos quais cerca de 750 mil possuem celulares cadastrados e agora já podem usufruir do novo serviço. Quando o paciente necessitar de consulta em caso de urgência, por exemplo, em uma unidade de saúde do município, o app dará informações seguras sobre diagnósticos, exames e medicamentos que utiliza.
Assim, o médico que atender a pessoa, em qualquer lugar, terá todas as informações disponíveis sobe os atendimentos prestados pelo Hospital das Clínicas naquele caso específico, com mais segurança e qualidade. A inclusão no aplicativo dos pacientes que ainda não têm um celular cadastrado pode ser feita pelo paciente quando se seu retorno ao HC. O aplicativo estará disponível para download a partir desta quinta-feira, 1º de agosto, e poderá ser encontrado nas lojas Google Play e App Store, dos sistemas operacionais Android e iOS, respectivamente.
Segunda fase
Os profissionais da saúde do Hospital das Clínicas também poderão acessar, numa segunda fase do programa, o aplicativo em busca de informações do paciente que estiver sendo atendido nos ambulatórios ou nas enfermarias. O acesso, inclusive, poderá ser remoto.
App
App é um apelido dado para o termo “aplicativo” (que vem do inglês application). Você também vai ouvir outras formas de chamar o app tais como aplicativo para celular, aplicativo móvel, aplicativo mobile. “Nós, na Fábrica de Aplicativos, preferimos chamar simplesmente de app”, diz.
Passo a passo do ‘Nosso HC’
– Instalação no celular do aplicativo “Nosso HC Ribeirão”, disponível no Google Play ou App Store
– Abrir o aplicativo, preencher o cadastro e ativar a conta
– Com a conta ativada, preencher as credenciais de acesso
– Ao receber a chave de acesso via SMS no celular, inserir o código no aplicativo
– Ao clicar no botão “verificar credenciais” o acesso será liberado
– Em caso de dúvidas na instalação acessare o site hcrp.usp. br/faq-nosso-hc