Tribuna Ribeirão
Esportes

Após tropeços, cálculos apontam São Paulo com até 44% de chances de ser campeão

RUBENS CHIRI/SPFC

Depois de abrir sete pon­tos à frente do segundo co­locado no Campeonato Bra­sileiro, o São Paulo caiu de rendimento, acumula três jogos sem vitória (duas der­rotas e um empate) e viu a vantagem cair para apenas um ponto. O Tricolor lidera o Nacional com 57 pontos e pode ser deixado para trás na quarta-feira se perder para o Internacional, que tem 56.

Nos cálculos do mate­mático Tristão Garcia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o São Paulo tem 43% de chan­ces de ser campeão. Já o Inter viu as suas chances aumenta­rem para 27%.

Para o cálculo, são conside­rados principalmente o mando de campo dos jogos e o retros­pecto das equipes. O sistema leva em consideração também a dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.

Os números de Tristão são semelhantes aos calculados por Marcelo Leme de Arru­da, doutor em Estatística pela USP. Para ele, a probabilidade de a equipe de Fernando Di­niz conquistar o Brasileiro é de 44%. Na sequência estão Internacional e Atlético-MG, com 23% e 17%, respectiva­mente. Para chegar a esses números, Arruda usa como base probabilidades de vitó­ria, empate e derrota calcula­das para cada jogo que ainda será realizado no campeona­to, a partir de simulações.

Já para integrantes do Departamento de Matemáti­ca da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), as chances de o São Paulo ser campeão passaram para 34% após a última rodada. O Inter aparece com 28%.

Pressionado, Diniz tenta tirar o peso do jogo de quar­ta-feira contra o Internacio­nal no Morumbi. “Decisão tem sido todos os jogos no campeonato, você vai soman­do ponto para poder ser cam­peão. É assim que encaramos desde que começou. Vamos encarar, assim como hoje também. Mas não vai termi­nar o campeonato na quar­ta-feira, qualquer que seja o resultado”, disse.

Abel Braga, técnico do Inter, tem discurso parecido. “Não sei se o resultado de quarta-feira define. Estamos correndo atrás do São Paulo. O Atlético-MG está atrás co­nosco. A dificuldade é muito grande, mas é no dia a dia, jogo a jogo.”

Postagens relacionadas

Fifa revela que Brasil lidera ranking de vendas de jogadores pelo mundo em 2020

William Teodoro

Ao lado de indiano, Marcelo Demoliner perde final de duplas do ATP 250 de Munique

Redação 1

Comercial dá o primeiro passo para voltar a A3

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com