Por Hugo Luque
Após uma semana e meia, o Botafogo volta a campo neste sábado, às 17h, na Arena Condá, contra a Chapecoense, pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As duas equipes enxergam a briga contra o rebaixamento por ângulos diferentes.
Com 26 pontos, o Pantera ocupa a 14ª colocação e está quatro acima do Ituano, primeiro dentro do Z-4. Já a Chape está dentro da zona da degola. Com 21 pontos, é a vice-lanterna.
Por conta das queimadas do último fim de semana na região de Ribeirão Preto, a Prefeitura suspendeu as atividades físicas no município por dois dias, e o duelo do Tricolor com o Guarani, marcado para o domingo passado, foi adiado. A nova data ainda não foi definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Assim, o último compromisso do Bota foi a vitória de virada sobre o Mirassol, por 2 a 1, na quarta-feira da semana passada, fora de casa. O time de Paulo Gomes saiu atrás no segundo tempo, mas empatou com Alexandre Jesus, ficou com um a mais em campo e virou com tento de Douglas Baggio.
O triunfo foi importante para afastar os ribeirão-pretanos da zona de descenso. Além disso, foi o segundo jogo consecutivo sem derrota. Nas cinco rodadas mais recentes, a equipe de Paulo Gomes soma duas vitórias, dois empates e somente uma derrota.
Do outro lado, o adversário catarinense não sabe o que é vencer desde que bateu o Goiás em 6 de julho. Desde então, foram nove jogos, com quatro empates e cinco derrotas. Nas últimas duas partidas, empates sem gols com América-MG e CRB.
A história do confronto tem poucos embates, apenas cinco. O Botafogo venceu um, pela Série B de 2020, enquanto a Chapecoense levou a melhor três vezes e o empate permaneceu no marcador uma vez: 0 a 0, justamente no duelo do primeiro turno, no Santa Cruz.
Reforço fora
Anunciado na quarta-feira, o lateral-direito Pedro Costa está regularizado, mas não viajou com o elenco e ainda não fará sua estreia pelo Pantera. Assim, a expectativa é que Emerson Negueba mantenha a titularidade na ala pelo lado direito.
O lateral-esquerdo Patrick Brey, que cumpriu suspensão diante do Mirassol, está de volta e viajou para Santa Catarina. Por outro lado, o lateral-direito Walisson e o atacante Alex Sandro, em fase de transição, ainda não voltam nesta rodada. Já o meia Luquinha e o atacante Toró permanecem entregues ao departamento médico.
Sem novos desfalques, Paulo Gomes pode repetir a escalação da partida anterior. Assim, um provável Botafogo tem: João Carlos; Matheus Costa, Fábio Sanches e Lucas Dias; Negueba, João Costa, Matheus Barbosa e Jean Victor; Douglas Baggio, Alexandre Jesus e Victor Andrade.