O elenco botafoguense completa nesta sexta-feira (5) um mês de treinamentos em casa após o retorno das férias de abril. Desde então, os atletas treinam todos os dias no período da manhã. As atividades são acompanhadas pela comissão técnica através de um aplicativo.
Além das atividades físicas, os jogadores têm que responder um questionário chamado “Bem Estar dos Atletas”.
As perguntas do questionário tem como objetivo informar o nível de hidratação, a percepção de dor, fadiga, a qualidade do sono, o nível de humor e estresse antes e depois das atividades.
“As respostas são individuais e servem para a gente saber a intensidade e volume do treinamento que foi feito. Eles recebem um formulário online pelo WhatsApp, respondem e enviam diretamente para o nosso sistema. As respostas ficam no nosso banco de dados e geram relatórios para a comissão técnica”, disse Luiz Guilherme Cruz, fisiologista do Pantera.
“Por exemplo, a hidratação é medida de acordo com a cor da urina. A qualidade do sono é respondida quantas horas dormiram e quantas vezes acordaram. O humor e o estresse tem cinco alternativas cada um, que equivalem a uma escala de ruim para ótimo”, acrescentou o fisiologista, citando que o questionário já existia antes da pandemia de covid-19.
O meia-atacante Matheus Anjos afirmou que os treinamentos online estão sendo produtivos.
“Apesar de ainda estarmos treinando em casa por conta da pandemia de covid-19, estamos fazendo treinos intensos e que estão sendo muito produtivos. São trabalhos de força e resistência, que ajudam muito”, disse o meia.