O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, foi o primeiro a deixar os boxes e o único que conseguiu marcar tempo. A pista estava encharcada por conta da chuva que caiu e ajudou a derreter a neve. O bicampeão mundial utilizou pneus para chuva extrema, deu uma volta e voltou aos boxes.
Na sequência, outros quatro pilotos também se arriscaram, mas nem anotaram tempo. O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, deu duas voltas, mas rodou e acabou na brita. O neozelandês Brendon Hartley, da Toro Rosso, tentou ir à pista, mas voltou aos boxes depois de uma volta.
O polonês Robert Kubica, da Sauber, e o sueco Marcus Ericsson, da Williams, foram os outros dois que tiveram coragem de enfrentar as péssimas condições da pista sob uma temperatura de aproximadamente 1°C. Mas também não marcaram tempo.
Mercedes, Ferrari, Force India, Renault e Haas decidiram cancelar os testes à espera da melhora no tempo na quinta-feira. As baixas temperaturas já haviam afetado os dois primeiros dias.
Até agora os pilotos não conseguiram obter muitas informações sobre os novos carros de 2018, pois a pista ainda não teve aderência suficiente para a realização de trechos mais longos de treinos.
Diante disso, houve conversas sobre a adição de dias extras de testes em Barcelona, mas a decisão precisaria ser aprovada por unanimidade entre as equipes. Esta quinta-feira será o último dia do primeiro período de quatro dias de testes da pré-temporada da Fórmula 1.
Os quatro dias finais começarão em Barcelona na próxima terça-feira. A temporada 2018 da Fórmula 1 será aberta com o GP da Austrália, no circuito de Melbourne, em 25 de março.