O Botafogo fez em 2022 uma de suas melhores campanhas desde que retornou à primeira divisão do Campeonato Paulista. Entretanto, não foi suficiente para carimbar uma vaga no mata-mata da competição.
O Pantera ficou de fora por conta do regulamento da competição, que prevê a classificação dos dois primeiros times de cada um dos quatro grupos. Como ficou em terceiro, foi desclassificado.
Para efeito de comparação, com 18 pontos ganhos, o Botafogo somou mais pontos que Santo André, 15, São Bernardo, 16, e Guarani, 14, os outros classificados para o mata-mata, que acabaram eliminados em seus confrontos. Em todos os outros grupos o Botafogo garantiria uma vaga nas quartas de final.
É importante lembrar que o regulamento da competição é aprovado pelas equipes em conselho técnico muito antes do início do certame. Ou seja, os clubes prejudicados por isso não podem reclamar, porque eles mesmos aprovaram o modelo de disputa.
Porém, segundo Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo SA, para a próxima temporada, o regulamento deve ser modificado. Ele afirmou que o formato atual era mantido por pedido da antiga detentora dos direitos televisivos, que já não transmite mais a competição.
Troféu do Interior
Apesar da boa campanha e eliminação, a temporada do Botafogo em jogos estaduais não está encerrada. O Pantera ainda tem pela frente o Troféu do Interior. Apesar de não ser o planejado pela diretoria, o campeonato pode recolocar o Tricolor na Copa do Brasil.
Esse é um ponto que pode motivar os jogadores botafoguenses, que ainda estão engasgados com a eliminação precoce sofrida para o Azuriz, na primeira rodada da Copa do Brasil de 2022.
Depois de ficar 20 anos sem participar do torneio, o Pantera fez feio e desperdiçou uma ótima oportunidade de faturar uma boa grana com a competição, que tem premiações robustas para os times que vão avançando de fase. O Azuriz, por exemplo, já embolsou mais de R$ 1,5 milhão por ter eliminado Botafogo e Mirassol.
Jogo decisivo
Pela boa campanha realizada, o Tricolor ganhou o direito de entrar na disputa somente na semifinal. O confronto com o Inter de Limeira acontece nesta segunda-feira, às 20h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
O Botafogo deve ir a campo com força máxima. O time de Leandro Zago deve começar o duelo assim escalado: Deivity; Marlon, Joseph, Joaquim, Tárik e Jean Victor; Emerson e Fillipe Soutto; Matheus Carvalho, Dudu e Bruno Michel.