Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Após anunciar Márcio Zanardi, Botafogo visita Vila Nova pela Série B 

Sob forte sol em Ribeirão Preto, Pantera bateu o Vila Nova no primeiro turno (Raul Ramos)

Por Hugo Luque 

O Botafogo volta a campo neste sábado, às 17h, diante do Vila Nova, no Estádio OBA, pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em Goiânia (GO), o Pantera fará sua primeira partida desde a saída de Paulo Gomes, confirmada na quarta-feira. 

Um dia antes, na terça, o time ribeirão-pretano recebeu o vice-lanterna CRB, pouco criou e empatou sem gols no Estádio Santa Cruz. O clima, que já não era bom, piorou quando o português fez críticas à torcida na entrevista coletiva pós-jogo. 

Na sexta, o Tricolor fechou a contratação de Márcio Zanardi, ex-Goiás e São Bernardo FC, para o cargo. No entanto, o auxiliar da casa Ivan Izzo comandou as atividades a partir das demissões de Gomes, do auxiliar Alexandre Faganello e do analista de desempenho João Bagão, e estará à beira do campo nesta rodada. 

Paulo Gomes deixou o Botafogo com 43 partidas, 12 vitórias, 14 empates e 17 derrotas (38,7% de aproveitamento). Na Série B, a equipe alternou momentos bons e ruins. Somente nas últimas sete rodadas, o Bota passou por um período de quatro jogos sem perder e outro de três confrontos sem vencer – cenário atual. 

Derrotado por Novorizontino (2 a 0) e Santos (1 a 0), além do ponto somado na terça contra o CRB, o time busca se recuperar para não deixar o fantasma do rebaixamento se aproximar. Com um duelo a menos – a partida adiada contra o Guarani –, os botafoguenses somam 31 pontos. 

Do outro lado, o Vila quer subir para a Série A. Em situação oposta à dos paulistas, a equipe goiana tem 45 pontos e está “na boca” do G-4. Uma vitória esta tarde pode colocar o Colorado na zona de acesso. 

A oscilação do lado vermelho e branco, contudo, também tem atrapalhado. Nas cinco rodadas mais recentes, foram duas vitórias e três derrotas, incluindo uma goleada por 4 a 0 sofrida diante do Ceará, no domingo passado. 

A história de jogos oficiais entre Botafogo e Vila Nova vem desde 1996, com dez encontros por Série B e Série C. O Pantera venceu apenas três vezes, contra sete do adversário, e as equipes nunca empataram. O lado positivo é que a terceira vitória tricolor foi justamente no primeiro turno, em casa, por 1 a 0. 

Com a saída de Paulo Gomes, existe a expectativa de que o Bota volte a atuar com apenas dois zagueiros, já que o esquema com um trio de defensores não tem mais funcionado e Fábio Sanches está suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Além dele, também desfalcam o time Matheus Costa, Matheus Barbosa, Luquinha, William, Leandro Maciel e Robinho, todos contundidos. 

Jonas Toró está em fase de transição e, dependendo de sua evolução, pode aparecer no banco de reservas. Victor Andrade, que cumpriu suspensão, está de volta. Alex Sandro, recuperado de lesão, já entrou em campo contra o CRB e também está disponível. 

Uma possível escalação tem: João Carlos; Wallison, Raphael Rodrigues, Bernardo Schappo e Jean Victor (Patrick Brey); João Costa, Sabit e Douglas Baggio; Emerson Negueba, Victor Andrade e Alexandre Jesus. 

Novo técnico 

Márcio Zanardi assinou contrato com o Botafogo até o final de 2025. Aos 46 anos, o profissional tem uma longa carreira, sobretudo nas categorias de base. Entre 2004 e 2021, comandou os juniores de Audax, Al-Nasr (Emirados Árabes Unidos), Corinthians, Portuguesa, Guarani, Santos e São Bernardo. 

No time do ABC Paulista, passou ao profissional e, logo de cara, conquistou a Copa Paulista, justamente diante do Botafogo. Em 2022, levou o time às quartas de final do Paulistão e conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro. 

Já no ano passado, Zanardi foi à semifinal do estadual e à segunda fase da Série C. Neste ano, após mais uma boa campanha no Paulista, chegou a receber uma proposta do Corinthians, mas não assumiu o Timão. Após a competição, o Goiás contratou o treinador, que esteve à frente do Esmeraldino em 21 partidas, com oito vitórias, quatro empates e nove derrotas. 

Zanardi deve estrear pelo Botafogo no sábado, da próxima semana, 5 de outubro, contra a Ponte Preta, fora de casa. Ele estará nas tribunas no duelo contra o Vila Nova. Além dele, também foram contratados os auxiliares Caco Espinoza e Bebeto Sauthier. 

 

 

 

Postagens relacionadas

Suspeitos atropelam PM na fuga de abordagem

Redação

Secretaria vai vacinar 2.300 adolescentes

Redação 1

TJSP realiza 1ª edição do Mês da Primeira Infância

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com