Depois de um ano frustrante para o futebol de Ribeirão Preto, tendo no retorno do clássico Come-Fogo após sete anos o seu ponto alto, Botafogo e Comercial tentam fazer um 2022 diferente e, para isso, estão buscando antecipar seus planejamentos para não ter grandes surpresas ao longo da próxima temporada.
O Botafogo, quebrando um paradigma que reinou no clube nos últimos anos, manteve um percentual maior de jogadores e está apostando na continuidade do plantel para ter bons frutos em 2022.
Ao todo, 16 jogadores que foram importantes durante o ano de 2021 devem seguir no plantel que vai disputar Paulistão, Copa do Brasil e Série C. Isso quebra um histórico negativo do Botafogo que, nos últimos anos mudou plantéis inteiros e teve dificuldade nas edições de Campeonato Paulista anteriores.
Desta vez, o Tricolor não sofreu com baixas tão importantes. Do time base que jogou em 2021, apenas Igor Bohn, Rodrigo Ferreira e Pará não continuam. Todos foram importantes, mas não agradaram a diretoria. Rodrigo já anunciou sua saída. Pará ainda não comunicou, mas dificilmente segue. Igor Bohn tem contrato vigente até 31 de dezembro e deve anunciar seu novo destino em breve.
Na defesa, Yan Victor e Fabão também não vão defender o Botafogo em 2022. Ambos revezaram como parceiros de Diego Guerra, que renovou e continua no clube. Outro que segue é Matheus Santos, melhor parceiro de Guerra ao longo do ano. Ele se recupera de uma lesão grave no joelho que o tirou de quase toda Série C.
Dos volantes que jogaram com regularidade, apenas Victor Bolt deixou o elenco. Caetano, John Everson, Djalma e Emerson possuem contrato vigente com o Pantera. O primeiro reforço confirmado para 2022 também dessa posição. Tárik, ex-Londrina, já aparece no BID como jogador botafoguense.
Uma das posições mais carentes em 2021, o setor de criação, segue com algumas opções que não funcionaram tão bem. Gustavo Xuxa e Rafael Tavares têm contrato e devem continuar. O primeiro também se recupera de lesão. O segundo ganhou destaque na campanha que levou o Botafogo à final da Copa Paulista. Wesley, formado no clube, corre por fora, mas deve continuar no elenco.
O setor de ataque é outro que manteve peças que não foram tão eficazes ao longo da temporada. Hélio Paraíba e Bruno Michel, que foram destaques na Copa Paulista, continuam. Por outro lado, Ariel, Walter e Rafael Marques já se despediram do clube.
A posição também conta com jovens talentos formados no próprio Botafogo que já se mostraram úteis. Dudu, Luketa, Bruno Santos e Edgar estão entre eles.
O Tricolor ainda não tem reforços oficialmente confirmados. Entretanto, alguns nomes já começam a ser ventilados. A reapresentação oficial está marcada para o dia 15 de dezembro. Nesta data, boa parte dos contratados deve ser revelada. A estreia no Paulistão é no dia 26 de janeiro, diante do Santo André, no estádio Santa Cruz.
Comercial
Pelos lados de Palma Travassos, o discurso não anda batendo com a prática. Após anunciar um planejamento adiantado, já com uma montagem de elenco base na Copa Paulista, o Comercial tem sofrido com baixas importantes no processo de formação do plantel para 2022.
Jogadores importantes, contratados para disputar a Copinha e a Série A3, já deixaram o Leão do Norte. Jordan, Diogo Rangel, Victor Sapo, Caio Vieira, Willian, Danillo Ribeiro e Medina são alguns dos nomes que acertaram suas rescisões com o clube.
O principal motivo para as saídas é a questão financeira. A maioria está apresentando ao clube ofertas superiores que receberam de outras equipes. Sem poder de barganha, o Leão do Norte não consegue contrapropor algo e está liberando os jogadores. Segundo Acleisson, gerente de futebol do Leão, atletas que não estiverem satisfeitos terão suas transferências facilitadas.
Desta forma, neste momento, o Comercial tem um plantel bastante deficitário. O sistema defensivo é um dos que mais foram afetados. O clube corre atrás de dois goleiros, já que Tales Leonardo e Jordan não fazem mais parte do grupo. Os jovens da base Léo Teles e Rayan estão completando os treinos de pré-temporada.
Entre zagueiros e laterais, seguem no clube Maycon Douglas, Luís Eduardo, Luã Niger, que retorna de empréstimo, e Luís Roberto. Willian e Diogo Rangel estão fora.
Entre os volantes, boas e más notícias. Vitor Hugo, um dos destaques da temporada, renovou até o final de 2023 e está garantido. Já Juninho que estava no clube há 2 temporadas, não continua.
O setor ofensivo também vai precisar de reposições importantes. Danillo Ribeiro, Victor Sapo, Willian Medina, Caio Vieira e Maycon Paixão não seguem. Matheus China tem contrato até o final deste mês, negocia renovação, mas não está garantido.
Dentre os que ficam estão Adriano e Esdras. A dupla terminou a temporada como titular do ataque do Leão do Norte. Leyton é o único reforço confirmado para a posição. Ele é uma aposta da diretoria.
O Comercial já está treinando desde o dia 30 de novembro, alguns dos novos contratados já estão treinando com o grupo, mas não foram confirmados como reforços. O clube aguarda todos os trâmites burocráticos para fazer os anúncios.
Elenco atual do Botafogo
Goleiros
Igor Bohn (Contrato encerra 31/12/2021)
Zagueiros
Matheus Santos
Diego Guerra
Laterais
Martineli
Marlon
Meias
Caetano
Djalma
Emerson
Gustavo Xuxa
John Everson
Rafael Tavares
Wesley
Atacantes
Bruno Michel
Edgar
Dudu
Hélio Paraíba
Luketa
Jogadores da base
Arthur – meia
Bruno Santos – atacante
Caio de Luna – Volante
Denner – Lateral-Esquerdo
Felipe Rezende – meia
Gabriel Tocantins – zagueiro
Guilherme – lateral-direito
Gustavo – goleiro
Henrique – goleiro
Igor – meia
Jimmy – atacante
João Costa – meia
João Bellanda – zagueiro
João Pedro “Cajú” – volante
João Vitor – goleiro
Layon – lateral-esquerdo
Rayan – zagueiro
Samuel – volante
Willian – meia
Elenco atual do Comercial
Goleiros
Léo Teles (base)
Rayan (base)
Zagueiros
Maycon Douglas
Luís Eduardo
Laterais
Luís Roberto
Luã Niger
Meias
Victor Hugo
Guatapará (base)
Borgheti (base)
Guilherme Pitbull
Atacantes
Adriano
Esdras (base)
Leyton