Dados atualizados nesta terça-feira, 17 de setembro, pela Secretaria Municipal da Saúde, apontam que dois meses após seu lançamento, 14.723 ribeirão-pretanos vinculados às unidades de saúde participantes já aderiram e baixaram o aplicativo “Hora Marcada” em seus smartphones. O número de postos da cidade habilitados também aumentou, passando de dez, na primeira etapa de testes, para 22 – mais do que o dobro.
O levantamento da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que criou a tecnologia, e da Secretaria Municipal da Saúde aponta, ainda, que já foram feitos 74.479 acessos nesse período. Até o momento, foram cerca de 6.752 agendamentos, 1.373 cancelamentos de consultas e mais 392 reagendamentos via aplicativo.
Lançado em Ribeirão Preto pelo governador João Doria em 16 de julho deste ano, o aplicativo funciona como uma agenda médica para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e permite cancelar ou reagendar o atendimento e consultar o histórico de agendamentos no celular, oferecendo menos deslocamento e perda de tempo aos usuários.
“Os usuários da saúde pública de nossa cidade começam a perceber que a plataforma oferece acesso rápido às informações fundamentais, mais eficiência, comodidade e menos perda de tempo. A tendência é, sem dúvida, a disseminação total do app entre a população que utiliza os serviços do SUS na cidade”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.
Aplicativo
Com o “Hora Marcada” é possível solicitar agenda de clínico geral, ginecologista, pediatra e odontologista da Unidade Básica de Saúde de referência do munícipe. Para agendamento de especialidades e exames é necessário o encaminhamento médico da UBS.
O aplicativo também pode ser utilizado por mais de uma pessoa, ou seja, crianças e idosos podem ser cadastrados por seus cuidadores mediante comprovação de responsabilidade e apresentação do cartão SUS em uma UBS de vínculo. O “Hora Marcada” está disponível gratuitamente na Google Store e, em breve, na Apple Store.
Após a instalação, basta preencher informações básicas como número do cartão SUS e cadastro de Pessoa Física (CPF). O “passo a passo” pode ser consultado em http://horamarcada.saude. sp.gov.br/, onde há um vídeo tutorial e uma relação de Perguntas Frequentes para orientar a população. A implantação será expandida gradativamente no município. A previsão é que todas as unidades de saúde estejam cadastradas até o fim do ano.