Entre 500 e 700 atendimentos mensais são prestados pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) de Ribeirão Preto. A demanda varia em algumas especialidades, como por exemplo a endodontia, que sempre registra um número maior de atendidos. Anualmente passam pela entidade mais de cinco mil pessoas, sem contar com números de pacientes triados para inclusão nos diferentes tratamentos oferecidos.
Logo pela manhã e também nos períodos da tarde e noite, a sala de espera da entidade já está lotada, por pessoas que buscam soluções e tratamentos dentários para diferentes casos. Os números apontam que a população conta com o trabalho efetivo da associação e seus profissionais, que se atentam para a melhoria da saúde bucal continuada oferecendo tratamentos de altíssima qualidade a preços reduzidos, onde o paciente arca apenas com o custo do material.
Todos os atendimentos são prestados pela Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) da APCD, que hoje registra uma somatória de resultados satisfatórios e de excelência e de pacientes que deixaram de sentir dor, e que resolveram suas pendências de saúde bucal. ‘A APCD se destaca pelo trabalho sério em prol de uma saúde oral mais justa e indiscriminada a toda população, valorizando a Odontologia e a melhoria da saúde bucal continuamente, com parcerias e um atendimento de primeira qualidade a quem necessita”, afirma o presidente da entidade, Regis Peporini.
”Para nossa equipe é muito gratificante sanar a dor e resolver o problema de quem nos procura, dentro da condição do paciente”, diz. ”A APCD Central tem 101 anos de trabalho, e nós em Ribeirão Preto completamos 29 anos o ano que vem. O nosso propósito é possibilitar a melhor Odontologia dentro dos seus avanços e inovações e preparar o melhor profissional para resolver dos casos mais simples aos mais delicados”, completa.
Importante ressaltar que a APCD é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que promove a atualização e o aperfeiçoamento profissional e científico de alto nível, a seus associados, especializando e capacitando diariamente um grande número de dentistas, que devolvem atendimento e respaldo à população através de ensino e conhecimento. O atendimento não para.
Às segundas-feiras passam pela entidade um número expressivo de pacientes que fazem tratamento em várias especializações. A clínica de endodontia é uma das mais procuradas. A especialidade visa tratar o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Em suma, é o famoso e mais popularmente conhecido tratamento de canal.
Para o prorfessor doutor Artur Rocha Martini, essa é uma especialidade muito procurada porque o paciente chega com muita dor, pelo grau de infecção instalado. ”O paciente em fase de se submeter a um tratamento de canal sente muita dor, por causa da inflamação, que aumenta a pressão interna do dente, o que comprime o nervo causando uma dor incontrolável”, afirma. ”Se houver demora na busca do atendimento, a contaminação leva à necrose, a infecção avança gerando abscessos, dor incessante, inchaço no rosto, entre outros sérios problemas” salienta.
Para Peporini, o balanço mensal de atendimentos é muito positivo. ”A APCD cumpre o seu compromisso de formação e aperfeiçoamento de seus profissionais e associados. Os atendimentos à população nos cursos de pós graduação em diferentes especialidades, aperfeiçoamento têm grande adesão graças ao compromisso sério da entidade em proporcionar o mais conceituado ensino e tratamento”, diz.
”Atender seis mil pessoas anualmente e devolver a condição oral a ela faz parte da missão da APCD, em contribuir para a Saúde Bucal do município e do país. Essa é a nossa missão”, afirma Peporini. ”Ribeirão Preto é uma cidade com muitas universidades de odontologia, formando anualmente inúmeros profissionais. Nossa meta é unir forças e sanar problemas de Saúde Bucal a cada dia. Estamos fazendo, vamos continuar a fazer”, finaliza Peporini. Para mais informações o telefone da APCD é (16) 3630-0711.
Radiografia – Desde a mais remota lembrança da ida a um consultório odontológico, as pessoas sabem que o cirurgião-dentista faz imagens radiográficas para esclarecer um diagnóstico ou mesmo para confirmar se uma cirurgia ou um tratamento de canal foi bem-sucedido etc. Agora, o Projeto de Lei 3.661/12, em trâmite na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, pretende estabelecer uma reserva de mercado para técnicos e tecnólogos, além dos bacharéis em Radiologia, determinando exclusividade na realização de exames de imaginologia e radiologia, incluindo os odontológicos.
De acordo com Wilson Chediek, presidente estadual da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas APCD), instituição que reúne grande parte dos cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo, essa iniciativa é uma afronta à Lei Federal 5081/66, que define as competências do cirurgião-dentista. A entidade está elaborando uma petição contra a proposta. Quem quiser aderir pode acssar o site da APCD.