Tribuna Ribeirão
Geral

APCD atende até 700 por mês

Entre 500 e 700 atendimen­tos mensais são prestados pela Associação Paulista de Cirurgiões­-Dentistas (APCD) de Ribeirão Pre­to. A demanda varia em algumas especialidades, como por exemplo a endodontia, que sempre registra um número maior de atendidos. Anualmente passam pela entida­de mais de cinco mil pessoas, sem contar com números de pacientes triados para inclusão nos diferen­tes tratamentos oferecidos.

Logo pela manhã e também nos períodos da tarde e noite, a sala de espera da entidade já está lotada, por pessoas que buscam soluções e tratamentos dentários para diferen­tes casos. Os números apontam que a população conta com o trabalho efetivo da associação e seus profis­sionais, que se atentam para a me­lhoria da saúde bucal continuada oferecendo tratamentos de altís­sima qualidade a preços reduzidos, onde o paciente arca apenas com o custo do material.

Todos os atendimentos são prestados pela Escola de Aperfei­çoamento Profissional (EAP) da APCD, que hoje registra uma soma­tória de resultados satisfatórios e de excelência e de pacientes que deixa­ram de sentir dor, e que resolveram suas pendências de saúde bucal. ‘A APCD se destaca pelo trabalho sé­rio em prol de uma saúde oral mais justa e indiscriminada a toda popu­lação, valorizando a Odontologia e a melhoria da saúde bucal continua­mente, com parcerias e um aten­dimento de primeira qualidade a quem necessita”, afirma o presi­dente da entidade, Regis Peporini.

”Para nossa equipe é muito gratificante sanar a dor e resolver o problema de quem nos procura, dentro da condição do paciente”, diz. ”A APCD Central tem 101 anos de trabalho, e nós em Ribeirão Pre­to completamos 29 anos o ano que vem. O nosso propósito é possibi­litar a melhor Odontologia dentro dos seus avanços e inovações e preparar o melhor profissional para resolver dos casos mais simples aos mais delicados”, completa.

Importante ressaltar que a APCD é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, que promove a atualização e o aperfeiçoamento profissional e científico de alto nível, a seus associados, especializando e capacitando diariamente um grande número de dentistas, que devolvem atendimento e respaldo à popula­ção através de ensino e conheci­mento. O atendimento não para.

Às segundas-feiras passam pela entidade um número expressivo de pacientes que fazem tratamento em várias especializações. A clínica de endodontia é uma das mais pro­curadas. A especialidade visa tratar o dente internamente, curando lesões e doenças da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Em suma, é o famoso e mais popularmente conhecido tra­tamento de canal.

Para o prorfessor doutor Artur Rocha Martini, essa é uma espe­cialidade muito procurada porque o paciente chega com muita dor, pelo grau de infecção instalado. ”O paciente em fase de se submeter a um tratamento de canal sente muita dor, por causa da inflama­ção, que aumenta a pressão in­terna do dente, o que comprime o nervo causando uma dor incon­trolável”, afirma. ”Se houver demora na busca do atendimento, a conta­minação leva à necrose, a infecção avança gerando abscessos, dor incessante, inchaço no rosto, entre outros sérios problemas” salienta.

Para Peporini, o balanço mensal de atendimentos é mui­to positivo. ”A APCD cumpre o seu compromisso de formação e aperfeiçoamento de seus profis­sionais e associados. Os atendi­mentos à população nos cursos de pós graduação em diferentes especialidades, aperfeiçoamen­to têm grande adesão graças ao compromisso sério da entidade em proporcionar o mais concei­tuado ensino e tratamento”, diz.

”Atender seis mil pessoas anu­almente e devolver a condição oral a ela faz parte da missão da APCD, em contribuir para a Saúde Bu­cal do município e do país. Essa é a nossa missão”, afirma Peporini. ”Ribeirão Preto é uma cidade com muitas universidades de odonto­logia, formando anualmente inú­meros profissionais. Nossa meta é unir forças e sanar problemas de Saúde Bucal a cada dia. Esta­mos fazendo, vamos continuar a fazer”, finaliza Peporini. Para mais informações o telefone da APCD é (16) 3630-0711.

Radiografia – Desde a mais re­mota lembrança da ida a um con­sultório odontológico, as pessoas sabem que o cirurgião-dentista faz imagens radiográficas para escla­recer um diagnóstico ou mesmo para confirmar se uma cirurgia ou um tratamento de canal foi bem­-sucedido etc. Agora, o Projeto de Lei 3.661/12, em trâmite na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, pretende estabelecer uma reserva de mercado para técnicos e tec­nólogos, além dos bacharéis em Radiologia, determinando exclusi­vidade na realização de exames de imaginologia e radiologia, incluindo os odontológicos.

De acordo com Wilson Chediek, presidente estadual da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas APCD), instituição que reúne gran­de parte dos cirurgiões-dentistas do Estado de São Paulo, essa ini­ciativa é uma afronta à Lei Federal 5081/66, que define as competên­cias do cirurgião-dentista. A enti­dade está elaborando uma petição contra a proposta. Quem quiser aderir pode acssar o site da APCD.

Postagens relacionadas

População brasileira começará a diminuir em 2042

Redação 2

RP já soma 248 ataques de escorpião no ano 

William Teodoro

Polícia Federal abre concurso público

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com