Um sonho sendo realizado. Assim Matheus Leist definiu a sua primeira classificação na Indy, disputada hoje no circuito de rua de São Petersburgo, na Flórida (EUA). Estreante em uma das duas maiores categorias do mundo, com apenas 19 anos (o mais jovem piloto do grid), o gaúcho da equipe AJ Foyt fez o terceiro melhor tempo no Q3 e vai abrir a segunda fila no grid de largada, ficando a apenas 0s09 da pole.
“Conseguir um terceiro lugar no grid em minha estreia na Indy é incrível, um sonho sendo realizado. Desde os treinos de pré-temporada, a gente sabia que a equipe AJ Foyt está fazendo um trabalho fantástico com o novo carro, então havia uma expectativa de um grande resultado, mas a segunda fila foi espetacular”, diz Leist, que venceu em 2017 a preliminar da Indy-500 e outras duas provas na Indy Lights e foi campeão da F-3 Inglesa em 2016.
Desde os primeiros treinos, Leist impressionou em seu GP de estreia na Indy. Foi o mais rápido logo na sessão 1 da sexta-feira, cravando o melhor tempo entre os 24 pilotos da categoria. Hoje, foi o quinto mais rápido no treino livre e, nas sessões classificatórias, pulou para o Q2 com o segundo melhor tempo. Também representante do Brasil na Indy e companheiro de equipe de Leist na AJ Foyt, Tony Kanaan vai largar na décima colocação.
“Quero agradecer a todos que me ajudaram a chegar aqui: é ótimo começar minha carreira na Indy com um resultado como este. Amanhã vamos manter o foco para seguir andando entre os primeiros e fazer desta estreia ainda mais inesquecível”, diz Leist, que inicia sua carreira na Indy integrando o Cimed Racing Team, anunciado nesta semana e que integra 15 pilotos em seis categorias.
A abertura da Indy será amanhã, com transmissão ao vivo da TV Band a partir das 13h30.
Foto: Divulgação