Tribuna Ribeirão
Geral

Anvisa interdita cosméticos usados de forma irregular

Resolução entra em vigor em 1º de agosto (Foto - Marcelo Camargo/Ag.Br,)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição cau­telar de todos os lotes dos pro­dutos Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e do Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty, fa­bricados pela empresa Bio Es­sencialli Indústria e Comércio de Cosméticos.

Em nota, a agência infor­mou que a vigilância sanitária do estado de Goiás registrou eventos adversos graves asso­ciados ao uso incorreto dos produtos. “Apesar de os produ­tos terem sido notificados na Anvisa como cosméticos, não existem cosméticos de aplica­ção injetável”.

De acordo com o comuni­cado, a Anvisa verificou ainda que a empresa fazia divulgação dos produtos na forma de uso injetável. As ocorrências estão sendo investigadas pela polícia civil e pela vigilância sanitária estadual para a adoção de me­didas necessárias.

Uso irregular
Ainda segundo a Anvisa, produtos injetáveis com fina­lidade estética precisam ser regularizados como medica­mentos ou como produtos para saúde. Não é permitida a regu­larização como cosméticos. É o caso do ácido hialurônico in­jetável para intradermoterapia ou medicina estética.

“Devido às notificações irregulares na agência, alerta­mos que produtos cosméticos possuem na sua rotulagem o número do processo de regula­rização do produto e o número da Autorização de Funciona­mento de Empresa do titular da regularização do produto na Anvisa.”

A agência alerta também que produtos regularizados como cosméticos e com a descrição de “uso externo” na rotulagem não podem ser injetados em nenhuma parte do corpo, já que não foram desenvolvidos para essa fina­lidade e, portanto, não têm a qualidade e a segurança ne­cessárias para serem usados de forma injetável.

“Profissionais de saúde: fi­quem atentos aos produtos que são adquiridos e verifiquem se eles são autorizados para o uso que será feito. Também é importante verificar a proce­dência do produto no rótulo e a regularidade junto à Anvisa.” A regularidade pode ser verifi­cada no portal da Anvisa.

Postagens relacionadas

Especialistas veem troca de benefícios por promessas em acordo com EUA

Redação 1

PUBLICIDADE: Barão Imóveis

Redação 1

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com