Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Antigo e enorme Jequitibá pode ser extraído

Jequitibá precisa de seis homens pra abraçá-lo (Divulgação)

Um jequitibá enorme e com décadas de existência pode estar com os dias contatos. Localizada em um condomínio na Estrada da Limeirinha, em Bonfim Paulista, a árvore pode ser extraída a qualquer momento. É o que denunciam ativistas ambientais. Segundo a denúncia, há uma ordem de extração marcada para esta quarta-feira, dia 22 de novembro.

“Querem passar a motosserra nela hoje! Este jequitibá que precisa 6 homens para abraçá-lo… Ele é majestoso, um dos maiores jequitibás que já vi… Quantos séculos ele tem? De qual doença padece? Não sei, ninguém sabe!! Porque a prefeitura, em pleno século XXI, faz laudos na base do olhômetro! Com tantos equipamentos de precisão que dão o diagnóstico no exato momento do exame a ser feito na árvore. Qual o critério técnico para extração? Qual ou quais alternativas foram implementadas para salvar o jequitibá?”, questiona o ativista ambiental e coordenador da campanha de arborização ‘Tá Com Calor? Plante Árvores’ da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, Reinaldo Romero.

Segundo Romero, a prefeitura pediu ao condomínio, onde o jequitibá está localizado, para fazer poda e observar, mas não houve fiscalização. “Acredito que a árvore tenha adoecido por conta de muros que foram construídos em seu entorno e atingiram as raízes. Mas não há um diagnóstico preciso”, salienta.

O ativista cobra da prefeitura a implantação de um Plano Diretor de Arborização Urbana. “A prefeitura de Ribeirão não investe um centavo em arborização. Não tem equipamentos. No dia 21 de setembro foram plantar árvores, após um protesto que fizemos, mas eles não tinham perfurador. Nós que emprestamos. Não tem equipamentos básicos e não tem equipamentos de ponta, como o resistógrafo, que faz um diagnóstico preciso das árvores”, diz Romero.

“Há anos perguntamos quantas árvores a prefeitura dá manutenção. Detectando e extraindo cupins, brocas e curando lesões, e assim, as salvando de extrações. Para viabilizar recursos é necessário a implantação de um Plano Diretor de Arborização”, acrescenta.

Segundo ele, há três meses foi lançada uma petição pública e abaixo-assinado exigindo o Plano. Até agora foram colhidas 5 mil assinaturas.

Prefeitura – A reportagem do Tribuna Ribeirão entrou em contato com a Prefeitura de Ribeirão Preto que enviou um e-mail dizendo que “A Secretaria da Infraestrutura informa que não está realizando nenhum corte ou poda drástica de exemplar arbóreo no local mencionado”

Postagens relacionadas

Prefeitura chama 89 novos professores 

William Teodoro

Conta de água terá desconto de R$ 1,42

Redação 1

PUBLICIDADE – Assine o Jornal Tribuna Ribeirão – (16) 3632 2200

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com