Tribuna Ribeirão
Artigos

Ansiedade: o mal do século

Em recente boletim médico divulgado pela Organização Mun­dial da Saúde, a respeito de como está a saúde das pessoas em todo o mundo, chamou a atenção um fato bastante preocupante sobre a saúde dos brasileiros: a ansiedade. O Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em portadores dessa doença. Isso mesmo: O Brasil está na frente dos Estados Unidos, Reino Unido, Europa Ocidental, Chi­na e Japão em número de portadores dessa importante doença.

No Brasil, quase 10% de sua população já é portadora de ansie­dade. Mas, afinal, o que é a ansiedade? Ela pode ser conceituada como um transtorno mental caracterizado por agitação, insônia, inconformismo e medo. Mas pode ser conceituada também como uma condição de nervosismo exagerado impedindo a pessoa de realizar suas tarefas do dia a dia atrapalhando os seus compromissos e prejudicando a sua autonomia.

Devido ao fato de a ansiedade atingir pessoas de todas as idades, o seu crescimento tem sido constante de modo que ela já pode ser considerada o mal do século. Considerando que os brasileiros já são os campeões da ansiedade uma pergunta que surge é: por que os brasileiros são tão ansiosos? a resposta sugere que a ansiedade é também uma doença social e está relacionada intimamente com as características da sociedade brasileira que é injusta, desigual e per­versa devido aos baixos investimentos em saúde, educação, habita­ção e segurança fazendo com que as pessoas se sintam vulneráveis à instalação da doença ansiedade.

As causas sociais da ansiedade se relacionam com o desemprego, economia em baixa, crise financeira que leva à falta de dinheiro, de segurança pública bem como à preocupação com a saúde, com relações conjugais e familiares deterioradas e catastróficas e o uso exagerado das redes sociais distanciando as pessoas umas das outras. Desse modo as pessoas se sentem desamparadas e sem rumo.

Essas variáveis são, sem dúvida, causas importantes de angús­tia e medo para as pessoas. E a permanência dessas contingências favorecem a instalação do quadro de ansiedade. Um fato importante observado nessa doença é que as mulheres são acometidas duas vezes mais do que os homens e a população de menos de 35 anos também é mais acometida do que acima dessa idade. Nessa popula­ção os portadores de doenças crônicas como o diabetes, as doenças cardíacas e o câncer são também mais acometidos pela ansiedade do que os não portadores.

A ansiedade piora muito a qualidade de vida das pessoas, pois os sintomas que ela sente são devastadores para a pessoa. Palpitações, isto é, batimentos do coração exagerados, às vezes acima de 100 por minuto (para uma média de 72 a 80 tidos como normais), sensação de nó na garganta, suor frio nas mãos, falta de ar, sensação de des­maio, enjôo, desconforto abdominal, diarreia, formigamento, dor no peito, medo de ficar louca, medo de morrer entre outros sintomas perturbadores.

Porém, o mais importante de tudo isso é que a ansiedade tem tratamento e esse tratamento funciona e a evolução é favorável. O médico recomendado para fazer o diagnóstico, instituir o trata­mento e acompanhar o paciente ansioso é o médico psiquiatra. Os medicamentos são eficientes e medidas gerais de suporte e apoio são parte integrante do tratamento.

A prática de atividades físicas, um aporte alimentar balanceado, o estímulo às atividades sociais e o bom relacionamento familiar constituem um valoroso componente para uma evolução favorável da doença. O afastamento de situações estressantes tanto no nível conjugal, familiar e profissional são fatores decisivos para a melhora do paciente e sua inserção novamente às suas atividades rotineiras fazendo com que a pessoa possa progredir e voltar a ter perspectiva de uma vida longa e feliz.

Postagens relacionadas

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Redação 1

A propósito da PEC 5

Redação 1

Retroceder jamais

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com