Balanço divulgado pelo novo painel do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP) indica que o trânsito de Ribeirão Preto começou 2025 com sete mortes, uma a mais que as seis de janeiro do ano passado, alta de 16,67%, mas três a menos em relação as dez dezembro, queda de 30%.
Porém, já são doze óbitos no trânsito ribeirão-pretano no primeiro bimestre deste ano (os dados de fevereiro serão divulgados no final de março) – sete motociclistas (58,33%), dois pedestres (16,67%), dois ciclistas (16,67%) e uma idosa que estava de carro (8,33%) –, um a cada 110 horas (cerca de quatro dias e meio).
Em 2024, no mesmo período, segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP), foram registrados 14 óbitos – seis em janeiro e oito em fevereiro –, sendo um envolvendo caminhão e 13 motociclistas. São dois a menos em 225, queda de 14,29%, mas o bimestre não terminou.
Encerrou o ano passado com uma morte a cada 80 horas. Foram 109 em doze meses, 26 a mais que os 83 óbitos de 2023, aumento de 31,33%. A cidade também bateu o recorde histórico de 2022, quando 101 pessoas morreram nas vias do município. São oito a mais, aumento de 7,92%
Após registrar seis óbitos em janeiro, oito em fevereiro, seis em março, sete em abril, onze em maio, 13 em junho – o mais mortal do ano –, onze em julho, dez em agosto, nove em setembro, dez em outubro e oito em novembro, a cidade contabilizou mais dez vítimas fatais em dezembro, duas a mais e alta de 25% em relação ao mês anterior.
Neste início de ano, subiu do quinto para o quarto lugar no ranking estadual dos últimos doze meses, com 110 óbitos (eram 109 mortes até dezembro) e taxa de 15,61 óbitos por 100 mil habitantes. Era de 15,32 no mês anterior. Sorocaba lidera (taxa de 18,14), seguida por Piracicaba (16,62) e Jundiaí (16,52).
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito considera uma população de 704.874 pessoas em Ribeirão Preto. O balanço anual mostra queda no total de óbitos registrados em 2023, em comparação com 2022. Foram 83 mortes nas ruas, avenidas, alamedas, viadutos e rodovias que cortam o município em 2023, ante 101 do mesmo período do ano anterior – pela primeira vez um placar centenário –, 18 a menos e queda de 17,82%.
Perfil – Em janeiro de 2025, seis vítimas estavam de motocicleta (86% do total) e uma de bicicleta (14%). São seis homens (86%) e uma mulher (14%). No ano passado, 61 vítimas estavam de motocicleta (56% do total), 74,29% acima dos 35 de 2023 (33,75% das mortes), 26 a mais.
Em 2024, outras 25 eram pedestres (23%), três não têm identificação (3%), doze estavam de carro (11%), seis de bicicleta (6%), uma em caminhão e uma em ônibus (1%). São 89 homens (82%) e 20 mulheres (18%), segundo o painel do Infosiga-SP
Neste ano, uma morte ocorreu em rodovia dentro do perímetro urbano (14,3%) e seis em vias municipais (85,7%). Trinta e duas mortes ocorreram em rodovias dentro do perímetro urbano (29,47%) em 2024. Outras 62 foram registradas em vias municipais (56,94%) e 15 ainda não têm identificação de local (13,8%), segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Em 2023, além das 35 vítimas de motocicleta, outras 18 estavam de carro (21,69%), quatro de caminhão (4,82%), 17 eram pedestres (20,48%), quatro eram ciclistas (4,82%) e cinco não foram identificadas (6,02%), de acordo com o painel.
Sessenta e nove vítimas eram homens (83%) e 14 eram mulheres (17%). Vinte e três mortes ocorreram em acidentes nas rodovias dentro do perímetro urbano (27,71%). Outras 52 foram registradas em vias municipais (62,65%) e oito ainda não têm identificação de local (9,64%).
Mortes em 2022 – O número de mortes em decorrência de acidentes de trânsito no ano passado, em Ribeirão Preto, é 21,68% superior ao total de 2021. A cidade registrou 101 óbitos, contra 83 de 2021. São 18 casos a mais. O município superou a barreira de 100 vítimas fatais em 365 dias pela primeira vez.
Isso nunca havia acontecido desde o lançamento da plataforma, entre 2015 e 2016. Ate então, o pico havia sido registrado em 2017, com 88 mortes, e o menor índice em 2019, de 71 óbitos. A malha viária é composta por mais de 1,5 mil quilômetros de vias municipais e também de rodovias concedidas pelo Estado.
Acidentes sem vítimas têm queda em janeiro
Segundo o pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP), Ribeirão Preto terminou 2024 com 3.097 acidentes sem vítimas fatais, contra 3.662 do ano anterior, 565 a menos e queda de 15,43%. Contando com os sinistros com óbitos, foram 3.200 no ano passado, contra 3.745 de 2023, recuo de 14,55% e 545 a menos.
Em janeiro de 2025 são 197 sem vítimas fatais, contra 262 do meso período do ano passado, 65 a menos e queda de 24,81%. Em relação aos 212 de dezembro, são 15 a menos e recuo de 7,08%. Contando com os sinistros com mortes, foram 204 no mês passado e 283 no mesmo período de 2023, retração de 30,26% e 79 a menos. Na comparação com os 219 de dezembr0, são 15 a menos e baixa de 6,85%
O total de 2023 superou em 14,33% o de 2022, de 3.203 acidentes. São 459 a mais. Contando com os óbitos, foram 3.745 em 2023 e 3.302 em 2022, aumento de 10,90% e 360 a mais, segundo os dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. .