Tribuna Ribeirão
Política

Anistia tem apoio de 50 deputados

TÂNIA RÊGO/AG.BR.

O projeto de lei apresenta­do na última sexta-feira, 30 de junho, pelo deputado federal Sanderson (PL-RS) para anistiar todos os ilícitos eleitorais come­tidos desde 2016, o que inclui anular a condenação do ex-pre­sidente Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder, soma até o mo­mento 50 assinaturas registradas no sistema da Câmara.

Sanderson apresentou nesta segunda-feira, 3 de julho, um re­querimento de ampliação da lis­ta de coautores do projeto, numa tentativa de angariar forças para acelerar a tramitação do texto na Câmara. O deputado deseja de­monstrar que o campo da direita está articulado e em condições de fazer a proposta avançar.

“O Parlamento tem o de­ver de enfrentar temas como o da anistia, proposto por mim e outros 70 parlamentares, de interesse nacional, evitando as­sim uma injustiça com alguém que em duas eleições teve 120 milhões de votos e está sendo calado mesmo sem ter praticado crime algum”, diz Sanderson.

Além dos 50 deputados que já assinaram o projeto, outros 22 manifestaram apoio à medi­da, mas ainda não tiveram suas assinaturas juntadas ao texto original em tramitação. Na próxima quinta-feira (6), parla­mentares do PL farão uma reu­nião para discutir o andamento do projeto na Câmara.

Depois de recolhidas as assinaturas iniciais, os depu­tados bolsonaristas planejam apresentar requerimento de urgência para levar o caso di­retamente ao plenário da Câ­mara. A medida, no entanto, depende do aval do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que possui a prerrogativa de montar a pauta das votações.

A proposta de anistia de Bol­sonaro e outros políticos come­çou a ser gestada antes mesmo de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluir o julgamento que tornou o ex-presidente inelegí­vel até 2030. Pelo texto protoco­lado, Deltan Dallagnol (Pode­mos-PR), que teve o mandato de deputado federal cassado pelo TSE, seria também beneficiado pelo projeto, caso ele avance.

Postagens relacionadas

Câmara convoca ministro da Educação

Redação 1

TRE paulista recebe mais de 1.700 ações 

Redação 2

Nogueira discute inclusão de municípios na reforma

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com