Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Animais recebem benção em igrejas 

Igreja Católica celebrará o Dia de São Francisco de Assis com missas e benção para cães, gatos e outros bichos de Ribeirão Preto (Alfredo Risk)

Esta sexta-feira, 4 de outubro, será de orações para cães, gatos, papagaios, tartarugas e outros animais na Paróquia São Francisco de Assis, na rua São Francisco de Assis 335, no Jardim Castelo Branco, Zona Leste de Ribeirão Preto, e na Catedral Metropolitana de São Sebastião, na rua Florêncio de Abreu s/nº, Centro.  
 
No Dia de São Francisco de Assis – por seu apreço pela natureza, é considerado pela Igreja Católica o Padroeiro dos Animais –, o padre Luís Gustavo Tenan Benzi abençoa e celebra missa para os pets às nove horas, ao meio-dia e às seis da tarde, segundo consta no site da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Às 19h30 haverá missa solene de procissão 
 
Na Catedral Metropolitana de São Sebastião, a Igreja Matriz de Ribeirão Preto, a missa em homenagem ao Padroeiro dos Animais acontece, tradicionalmente, às 18h30, celebrada pelo padre Francisco Jaber Moussa, o Padre Chico. JNo ano passado, porém, quem abençoou os animais foi padre Adelson Lopes de Souza.  
 
Ainda terá celebração na Paróquia Santa Ângela, no Jardim Irajá, Zona Sul da cidade. Em 4 de outubro também é celebrado o Dia Nacional dos Animais. O Ministério da Saúde estima que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à humana do município.   
 
Dentro dessa estimativa, a cidade de Ribeirão Preto possuiria entre 72,8 mil e 145,7 mil cachorros e gatos – são 728.400 habitantes, de acordo com dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com estatísticas do próprio IBGE, o Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro e mais 11,5 milhões com gatos.  
 
Segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, o país encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, um aumento de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões de indivíduos. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões. 
 
Apesar de não haver um censo oficial, a população é grande. Infelizmente, pessoas irresponsáveis que pegam os animais e os largam nas ruas e, com isso, a população vai aumentando, podendo resultar em problemas de saúde pública. São cerca de 100 mil cães e gatos abandonados nas ruas de Ribeirão Preto, segundo estimativa de organizações não governamentais. 
 

 
 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Fórmula – Academia completa

Redação 1

Bolsonaro tomou atitude pusilânime e covarde, diz diretor do Inpe

Redação 1

PUBLICIDADE: Keiji Nissan

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com