Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Animais recebem a benção em RP

FOTO: ALFREDO RISK

Esta segunda-feira, 4 de ou­tubro, foi de festa para cães e gatos na Paróquia São Francis­co de Assis, no Jardim Castelo Branco, Zona Leste de Ribeirão Preto. No Dia de São Francisco de Assis – por seu apreço pela natureza, é considerado pela Igreja Católica o Padroeiro dos Animais –, o padre Luís Gusta­vo Tenan Benzi abençoou e ce­lebrou missa para os pets.

A tradicional benção dos animais, que no ano passado foi realizada pelo sistema “dri­ve thru” devido à pandemia de coronavírus, em 2021 foi pre­sencial. Em 2020, cães e gatos re­ceberam a benção de dentro do carro ou no colo dos donos que foram a pé até o local.

O mesmo cenário ocorreu na Catedral Metropolitana de São Sebastião, A Igreja Matriz de Ribeirão Preto. No ano passado, o padre Francisco Jaber Moussa, o Padre Chico, abençoou os pets no sistema “drive thru”, mas na noite desta segunda-feira a ben­ção foi presencial.

Além da benção com água benta, nesta segunda-feira tam­bém foi celebrada uma missa em homenagem ao Padroeiro dos Animais. O culto também respeitou as medidas de distan­ciamento social e lotação máxi­ma do templo. Os donos de cães e gatos só puderam participar com o uso de máscara.

O padre Luís Gustavo Te­nan Benzi também deu a ben­ção aos animais no domingo, 3 de outubro, além de celebrar missas para os pets. Ainda teve celebração na Paróquia Santa Ângela, no Jardim Irajá, Zona Sul da cidade. Em 4 de outubro também é celebrado o Dia Na­cional dos Animais.

O Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro, e mais 11,5 mi­lhões com algum gato, segundo o Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE). Já o Mi­nistério da Saúde estima que a população de caninos e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à população huma­na do município.

Dentro dessa estimativa, Ri­beirão Preto possui entre 72 mil e 144 mil cachorros e gatos – são 720.116 habitantes, de acordo com dados de julho divulgados em agosto pelo IBGE. A cidade vai ganhar uma clínica veteriná­ria do Programa Meu Pet. Será uma das oito novas instalações dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos.

Ribeirão Preto receberá R$ 5 milhões do governo estadual para implantação da clínica ve­terinária do Programa Meu Pet, que tem o objetivo de oferecer apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais do­mésticos. A clínica será constru­ída com uma estrutura média de 480 metros quadrados.

Contará com salas cirúrgi­cas e equipamentos, com servi­ços gratuitos para cães e gatos, como consultas veterinárias, cirurgias e exames de ultrassom, raio-X e endoscopia, incluindo vacinação, castração e adoção responsável. A prefeitura de Ri­beirão Preto ficará responsável por indicar e ceder o terreno. O projeto terá de ser aprovado na Câmara de Vereadores.

O município foi selecionado por sua capacidade de realizar assistência regional e com infra­estrutura adequada para com­portar este tipo de serviço. A prefeitura também será respon­sável pela contratação de profis­sionais e custeio das atividades assistenciais quando as unidades estiverem finalizadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OLMS), as zoonoses represen­tam 60% das doenças infeccio­sas em humanos.

Postagens relacionadas

Polícia prende homem por tráfico com 3,5 kg de entorpecentes em RP

Luque

Larga Brasa

William Teodoro

Governo divulga fluxo de atendimento para vítimas de trabalho escravo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com