Nem o forte calor registrado no período da manhã desta sexta-feira, 21 de dezembro, impediu a festa dos animais do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, em Ribeirão Preto. Eles ganharam presentes de Natal. O primeiro morador a receber a caixa recheada de frutas foi Renan, o urso de óculos. Após um refrescante mergulho no lago, ele tomou o seu “café da manhã” com a cesta natalina.
Os leões e os macacos foram os que ficaram mais contentes com os presentes. O macaco-aranha carregou o presente já aberto por toda o recinto. Já um dos leões entrou na caixa e só depois de comer tudo, saiu rasgando o papelão. O macaco mandril, por ter que esperar para receber presente, ficou inquieto. Mas logo se acalmou ao abrir a caixa e ver várias frutas, prontas para serem devoradas.
As onças-pintadas foram mais tímidas com o recebimento dos presentes. Já as suçuaranas preferiram esperar o calor diminuir e o ar ficar mais fresco para abrirem as caixas. Segundo a bióloga do Bosque Fábio Barreto e idealizadora do “Natal dos Animais”, Marisa dos Santos, realizar o evento é mais do que uma prática de enriquecimento alimentar, “já que passamos o ano inteiro juntos [equipe do bosque e os animais], nada melhor do que comemorar com eles”.
A primeira edição do evento aconteceu em 2011, com iniciativa da bióloga e dos estagiários da época. Outras datas também são comemoradas com os moradores do bosque, como a Páscoa e o Dia dos Animais. Durante toda esta sexta-feira, a equipe celebrou o Natal com os bichos, entregando presentes em cada recinto. O Bosque Municipal Fábio Barreto abriga 156 espécies, num total de 830 animais. O zoo tem 288 peixes de 33 espécies, 233 répteis de 25 espécies, 193 aves de 65 espécies e 119 mamíferos de 33 espécies.
Os destaques são os elefantes asiáticos Mayson e Bambi, o urso de óculos Renan, as onças-pintadas Lilica e Spyke, as suçuaranas Tito e Tite, os leões Simba e Zeus, a anta brasileira Giovane, o macaco-aranha Maya e o mandril Prince, conhecido como Teco. Criado em 1937, tem 138 recintos para os animais.
Está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento, um espaço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flores, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura. O local funciona de quarta a domingo, das nove às 16h30. A entrada é franca.
Fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Campos Elíseos, mas estará fechado nesta segunda (24) e na terça-feira, 25 de dezembro (Natal). Na quarta-feira (26), abrirá a partir do meio-dia. Em 1º de janeiro de 2019 também estará fechado, reabrindo no dia 2, às 12 horas. Nos outros dias funciona normalmente, das 9h às 16h30. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636- 2283 e 3636-2513.