Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

ANIMAIS FERIDOS – Bosque salva 4 bichos por dia

GUILHERME SIRCILI

No país de maior biodiver­sidade do planeta, com mais de 116 mil espécies animais co­nhecidas e espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos, de acor­do com dados do Ministério do Meio Ambiente, o sistema de atendimento a animais silvestres em situações de maus-tratos, atropelamentos, queimadas e apreensões é a grande motiva­ção do trabalho realizado pelo Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto.

Implantada em Ribeirão Preto e referência na região, a iniciativa já atendeu mais de 1.700 animais somente no ano de 2022, média de quatro bi­chos feridos por dia, um a cada seis horas. O Programa Uma Nova Chance visa a reabilita­ção e reintrodução de animais silvestres de vida livre de Ri­beirão Preto e região.

Eles chegam ao zoo por meio de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambien­tal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Natu­rais Renováveis (Ibama) e Secre­taria do Meio Ambiente. Assim que os animais dão entrada no setor de Medicina Veterinária são prontamente atendidos e tratados, inclusive em sistema de plantão 24 horas, e em alguns casos passam por cirurgias.

Esse é o caso do cervo ca­tingueiro filhote, que chegou ao programa por meio do Corpo de Bombeiros. Ele foi encontra­do na área rural no município de Batatais, onde foi perseguido por cães domésticos. Após exa­mes clínicos veterinários, o ani­mal foi encaminhado ao setor de quarentena e sob os cuidados do Setor de Zootecnia/Nutrição.

Já o furão filhote foi le­vado ao projeto pela Polícia Ambiental do município de São Simão, pesando 260 gra­mas. Após exames clínicos foi encaminhado ao berçário do Bosque Fábio Barreto, onde fi­cou sob os cuidados do setor de Zootecnia/Nutrição, recebendo uma dieta via mamadeira até sua transição para alimentação sólida, à base de carnes de fran­go e peixes. Ganhou peso e está saudável e encontra-se no qua­rentenário atualmente.

Entregue pela Guarda Ci­vil Municipal do Município de Pontal, o bugio filhote foi resga­tado ao cair de uma árvore no antigo bosque da cidade. Nas primeiras semanas, recebeu uma dieta à base de leite de ca­bra e aos poucos foi introduzido suplementação vitamínica e mi­neral. Atualmente, encontra-se no Quarentenário do Bosque.

Após a melhora, os animais são reabilitados no próprio zo­ológico e se estiverem aptos a retornar à vida livre, são enca­minhados à reintrodução com o apoio de parceiros. O Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto fica na rua Liberdade s/nº, no bairro Cam­pos Elíseos, e é mais uma boa opção de lazer para a família nas férias escolares.

Atende de quarta-feira a do­mingo, das nove horas às 16h30, e costuma abrir nos feriados. A entrada é gratuita. Mais informa­ções podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 e 3636- 2513. Considerado um dos mais importantes pontos de lazer e cultura gratuitos na cidade de Ri­beirão Preto, recebeu mais de 257 mil visitantes no ano passado.

Conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, je­quitibás, ipês e jatobás. O zooló­gico de Ribeirão Preto também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ara­rajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jabo­ti-tinga e tracajá.

Outra atração é o Aquário Municipal, com mais de 500 peixes de 56 espécies, distribu­ídos em nove tanques. Juntos, os tanques somam 300 metros quadrados e armazenam 186,5 mil litros de água. No local exis­tem 30 espécies de primatas. Também abriga felinos e roe­dores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os divertidos ma­cacos-prego.

No setor de répteis faz suces­so o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno). O Bosque e Zoo­lógico Municipal Doutor Fábio Barreto de Ribeirão Preto ainda conta com lagos com tartarugas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amare­lo. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos, en­tre outras espécies.

Serviço
Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto
Endereço: rua Liberdade s/nº, Campos Elíseos
Telefones: (16) 3636-2283 e 3636-2513
Entrada: gratuita
Abertura: de quarta-feira a domingo
Horário: das 9 horas às 16h30

Postagens relacionadas

Subvariante da Ômicron é mais infecciosa que “original”, diz estudo

William Teodoro

Carnaval – Rodoviária espera por 36 mil pessoas

Redação 1

Casal baleado é socorrido na avenida Portugal

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com