A Google revelou o relatório de distribuição do sistema Android relativo ao mês de agosto. Depois de dois meses atípicos, em que atrasou a divulgação do relatório de julho e nem divulgou nenhum relatório em junho, a empresa parece voltar à normalidade ao divulgar os números mais recentes no último dia do mês de agosto.
Entre os destaques estão o aumento de 1,3% no número de dispositivos com Oreo 8.0, enquanto a versão 8.1 teve um aumento de 1,3% no número de aparelhos, fazendo com que os dispositivos com Android Oreo combinem para um total de 14,6% de utilização em smartphones.
Já o Android Nougat se manteve praticamente estável, com uma queda de 0,9% na utilização da versão 7.0 e um aumento de 0,9% na utilização da versão 7.1, sendo ainda a versão do Android mais utilizada no mundo, com 30,8% dos celulares o utilizando.
Enquanto isso, a versão Marshmallow caiu 0,85 do mês anterior para esse, respondendo agora por 22,7% dos aparelhos. As versões Lollipop 5.0 e 5.1 combinam para uma presença em 19,2% dos aparelhos; a versão Kit Kat se mantém com os mesmos 8,6% de uso e a Jelly Bean caiu para apenas 3,5%. Já as versões Ice Cream Sandwich e Gingerbread seguem sendo utilizadas por 0,3% dos aparelhos no mundo.
Todos os números foram compilados através dos acessos à Play Store durante um período de uma semana, que terminou hoje. Lançado no começo do mês e apenas para alguns modelos de smartphones, o novo Android Pie ainda não entrou nas estatísticas de distribuição.
Veja, abaixo, o gráfico da Google mostrando a distribuição das versões do Android em smartphones ao redor do mundo:

Fonte: 9to5Google, Canaltech