O escritor e advogado André Luiz da Silva tomou posse na Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto na noite desta terça-feira (21), na Casa da Advocacia e Cidadania, na sede da 12ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil. Sua madrinha é a presidente do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, acadêmica Cristiane Framartino Bezerra.
André Luiz passa a ocupar a cadeira número 6 da ALARP, sucedendo ao Acadêmico Othiniel Fabelino de Souza (poeta Oefe Souza), falecido no dia 13 de abril de 2022, aos 92 anos. O primeiro ocupante foi o advogado João Pedro Castroviejo. O patrono da cadeira é Angel Castroviejo.
“Encerro minha fala, reiterando o compromisso da partilha dos meus reduzidos conhecimentos, vivência e paixão pelas artes e pelas pessoas, para humildemente contribuir para o êxito dos projetos desta Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto”, disse em seu discurso de posse. “Sempre acreditei no coletivo e tenho certeza de que juntos, podemos trabalhar para fomentar a cultura em todas as suas modalidades, resgatando nossas identidades, preservando nossos saberes e os compartilhando com toda sociedade” concluiu.
A OAB foi representada pela diretora adjunta e presidente da Comissão da Igualdade Racial, Dra. Marina dos Santos Martins Camargo que destacou a relevância da solenidade ocorrer no Dia Internacional contra a Discriminação Racial e que a Casa sempre está aberta para o fomento da cultura.
Trajetória
André Luiz da Silva é servidor municipal, advogado, celebrante, juiz de casamentos e escritor. Nascido em Ribeirão Preto, formou-se em Direito na Universidade de Ribeirão Preto-UNAERP, sendo pós-graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário Claretiano. Formado em radialismo, produziu e apresentou quadros e programas nas emissoras: Servidor FM, Rádio Ribeirão Preto-79AM, Rádio Globo AM, Rádio CMN 750 AM e Rádio Bandeirantes AM, Rede Maná, TVRP9 e TV Thathi.
Desde 2007 escreve artigos para o Jornal Tribuna, coordenou a coluna Poetizamos do Jornal Enfim e concursos Literários e publicação de antologias. Autor do livro: Hemodiálise – Filtrando preconceitos, participou de diversas antologias poéticas. É vice-presidente da União dos Escritores Independentes de Ribeirão Preto, vice-presidente da Ordem dos Jornalistas da Região Metropolitana de Ribeirão Preto e membro da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto. Também organizou concursos literários e publicação de antologias. Foi vereador nas legislaturas de 2009-2012 e 2013-2016 com atuação destacada e apresentando inúmeros projetos em favor da educação e da cultura.
ALARP
A Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto foi fundada em 13 de novembro de 1981 e abriga, como o nome já diz, escritores, poetas e artistas de todos os segmentos da Arte. Homenageia e preserva a Cultura de Ribeirão Preto, valorizando a nossa História, e nossos Artistas.
A Academia realiza eventos, participa ativamente da vida cultural da cidade, leva cultura à periferia, promove concursos e inclusão oportunizando cultura a todos.
Fotos/Crédito: Max Galvão e Elza Rossato