Tribuna Ribeirão
Economia

Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

A Agência Nacional de Tele­comunicações (Anatel) autori­zou o reajuste dos planos básicos de telefonia fixa pelas conces­sionárias do serviço (Oi, Telefô­nica, Claro, Sercomtel e Algar). Os aumentos variam de 0,7% a 6,76%, a depender da empresa. A reguladora acomapnha ape­nas as tarifas das chamadas con­cessionárias, empresas que as­sumiram o direito de explorar o serviço utilizando infraestrutura da União antes controlada pelo extinto Sistema Telebrás.

Nesse caso, a lei impõe uma série de obrigações, entre elas a normatização das tarifas pela agência. Outras companhias podem oferecer o serviço, mas como “autorizatárias” e sem ter seus planos sujeitos a esse tipo de regras por parte do órgão. Pela decisão do Conselho Dire­tor da Anatel, o reajuste ficará em 6% para a Oi (ligações locais em todo o país, à exceção de São Paulo), 4,9% para a Telefônica (ligações locais no estado de São Paulo), 6% para a Claro (cha­madas de longa distância), 6,7% para a Sercomtel (ligações locais em cidades do Paraná) e 0,7% para a Algar (ligações locais em nove estados, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste).

A direção da Anatel também definiu o reajuste de cartões de telefones públicos, mais conhe­cidos como “orelhões”. A moda­lidade mais simples, de 20 cré­ditos, passará a custar R$ 2,66. Apesar da presença muito mais forte da telefonia móvel (com 228 milhões de acessos ativos em maio de 2019), de acordo com a Anatel havia no mesmo período cerca de 35,9 milhões de linhas ativas. A evolução recente, no entanto, mostra declínio do serviço: em maio de 2018, eram 38,8 milhões de telefones fixos em funcionamento.

Postagens relacionadas

Auxílio Gás chega a 8.089 famílias de RP 

Redação 2

Seis litros de água para R$ 1 de riqueza gerada

Redação 1

Fazenda aumenta previsão de crescimento do PIB para 2,5% este ano

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com