O setor de pequenos hardwares da Alphabet, empresa que engloba a Google, está começando a ganhar forma e rendimento. Neste ano, a empresa apresentou toda uma nova linha de aparelhos para casa conectada, mostrando que tem longos planos para o setor. Segundo analistas da RBC, é possível que todo este investimento já esteja gerando retornos.
Em nota para investidores, o analista Mark Mahaney apontou que produtos da empresa como o smart speaker Home, o novo Chromecast, as câmeras Nest e os smartphones Pixel tiveram sucesso este ano e estão começando a ter atração comercial.
Atualmente, esse não é o carro-chefe Alphabet, sendo declaradamente o setor de publicidade. Contudo, esse contingente já representa 14% do total da companhia, sendo que 85% é publicidade. A empresa coloca em seu relatório todo esse grupo no setor de “outras receitas”, o que dificulta entender o que mais tem dado lucro para ela.
Segundo Mahaney, os dois principais produtos do ano foram os smart speakers e o Pixel 3, os quais deram a boa levantada no setor. Pelas contas da RBC, a projeção para 21018 é de que o setor de hardware tenha gerado US$ 8,8 bilhões com rendimento de US$ 3 bilhões (com 3% em receita bruta).
Ainda, os analistas estimam que esse número deva subir para US$ 19,6 bilhões em movimentações e US$ 6,1 bilhões em rendimentos, elevando a margem para 5% da receita bruta, até 2021.
Outro dado da RBC é de que há uma estimativa de que a companhia tenha batido a marca de 50 milhões de Google Home vendidos, com 43 milhões nos EUA e 9 milhões no resto do mundo. “Hardware continua sendo uma parte pequena, mas importante da Google, dado seu potencial como uma importante via de crescimento e ferramenta estratégica para a empresa”, disse Mahaney.
Embora a RBC considere que o setor é importante para a Google, em termos de venda outra empresa de análise tem um pensamento diferente para os pequenos dispositivos da companhia. Como a Alphabet é voltada em suma para publicidade, a Morgan Stanley acredita que seria mais lucrativo para ela oferecesse alguns aparelhos como o Home Mini de graça e lucrasse com o retorno em publicidade com mais usuários na plataforma.
A Alphabet em si ainda não apresentou seus números finais.
Fonte: CNBC