Tribuna Ribeirão
Saúde

Ame vai homenagear referência em medicina da família

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), decidiu homenagear o médico e professor de Ribeirão Preto, Gutemberg de Melo Rocha, falecido em 26 de setembro de 2021, aos 82 anos. O profissional dará nome ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em fase final de construção na Vila Virgínia. A previsão é que o equipamento seja inaugurado nos próximos meses.
Ao longo da carreira, Dr. Gutemberg ganhou destaque por promover atendimento gratuito a pacientes. A história dele foi contada em uma edição de 2013 no programa Globo Repórter, da Rede Globo. Na época, ele mostrou como era a rotina de atender pacientes de graça em um consultório na zona Norte de Ribeirão Preto e em cidades vizinhas.

Ao longo da carreira também se especializou em pediatria e foi chefe do Departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. Também atuou na pesquisa de modelos experimentais em doenças parasitárias, tendo publicado 57 artigos e dois livros. O decreto 148 do Executivo, nominando ao AME será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 14 de julho.
O Ambulatório Médico de Especialidades, cuja construção foi 100% custeada com recursos do município, será entregue ao Governo do Estado de São Paulo em agosto. O investimento é de R$ 45.312.605,61. A gestora do espaço será a Organização Social (OS) Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, que venceu a licitação.

Nesta fase conclusiva, os profissionais trabalham na finalização da instalação das portas de todo o complexo hospitalar, da comunicação visual interna e externa, no pátio externo, os estacionamentos recebem piso intertravado e paisagismo e instalação de câmeras de vigilância e segurança. Os reservatórios e execução de testes de estanqueidade também já estão andamento. O sistema de climatização da edificação foi concluído e ligado esta semana passa por testes.
Com mais de 7,9 mil metros quadrados de área construída a estrutura do prédio contará com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região.

O hospital terá capacidade de atender 26 especialidades médicas, desde a primeira consulta, diagnóstico, tratamento e cirurgias. Terá capacidade em realizar mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias em nove especialidades por ano.

Postagens relacionadas

Coronavírus – Saúde vai aplicar mais 23.200 doses

William Teodoro

MPF quer impedir que Ministério da Saúde compre hemoderivado

Redação 1

ANS recorre da liminar que limitava reajuste de planos de saúde

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com