Duarte Nogueira *
[email protected]
O AME de Ribeirão Preto (Ambulatório Médico de Especialidades) começou, na segunda-feira, dia 27, a fazer os primeiros atendimentos. No primeiro dia foram atendidos pacientes de cardiologia e dermatologia. No dia seguinte, terça-feira, foram iniciados os atendimentos de urologia. Dia 4 de dezembro, próxima segunda-feira, começam os atendimentos de otorrinolaringologia e oftalmologia. O complexo hospitalar está preparado para atender pessoas de toda a região de Ribeirão Preto em 26 diferentes especialidades. É saúde em altíssima qualidade.
Construído na Vila Virgínia, com recursos da Prefeitura, e entregue ao governo do Estado, administrador do complexo hospitalar, o AME começará a realizar cirurgias no início de 2024 e, de dois em dois meses fará a ampliação dos atendimentos, com previsão de implantação de todas as especialidades em 18 meses. Ainda faremos a inauguração oficial, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, mas com os atendimentos já em andamento para oferecer os serviços especializados desde já.
As instalações do prédio foram entregues intactas, com um grande diferencial, a qualidade da edificação. Entregamos o AME com tudo que foi programado, para colocar à disposição da população de Ribeirão Preto e região, saúde de altíssima qualidade e atender com resolutividade, bem estar e acolhimento. Entregamos o prédio pronto no dia 1º de outubro deste ano e nos últimos dois meses o governo estadual equipou o complexo e fez as primeiras contratações de serviços. Por isso, a partir de agora o AME Ribeirão Preto já está funcionando e isso é motivo de grande orgulho para a cidade.
Investimos, com recursos próprios da prefeitura de Ribeirão Preto, R$ 45.312.605,61, para a construção do prédio de mais de 7,9 mil metros quadrados de área, em terreno com mais de 17 mil metros quadrados e em local de fácil acesso. A gestão do hospital, por definição do governo estadual, é da Organização Social (OSS) – Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca, que já em dezembro abre novas contratações de especialidades.
O AME Ribeirão Preto traz, em seu projeto arquitetônico, os moldes dos AMEs do Estado de São Paulo em dimensões ampliadas para atender as necessidades e a demanda para a qual foi planejado. A unidade conta com instalações hospitalares de primeiro mundo, equipamentos médicos de última geração e atenderá, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas de Ribeirão Preto e região. A capacidade projetada é de mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias, em nove especialidades, por ano.
Quem acompanhou o trabalho para esta importante conquista sabe o quanto nos dedicamos para ver hoje este prédio em pleno funcionamento. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para chegar a este dia tão importante para a saúde de toda a nossa região. Agora tudo se encaminha para que o atendimento seja o mais qualificado possível dentro de uma estrutura onde dispusemos o melhor de nossos recursos. O governo estadual também se esmerou na instalação dos equipamentos necessários e na contratação de profissionais que vão atender aos pacientes encaminhados.
Pela grandeza do empreendimento e por sua importância para o bem-estar das pessoas, asseguro que se preciso fosse tudo faria novamente para ter em nossa cidade esse sistema de atendimento especializado, que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais precisam.
* Prefeito de Ribeirão Preto