O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou o termo de permissão de uso para construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME Mais Regional) em um terreno de 17,2 mil metros quadrados localizado na rua Visconde de Inhomerim, esquina com a avenida Monteiro Lobato, na Vila Virgínia, Zona Oeste de Ribeirão Preto. A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira, 5 de julho, no Palácio Rio Branco, com a presença do procurador-geral do Estado de São Paulo, Luciano Alves Rossato.
O projeto para construção do prédio, orçado em R$ 10 milhões, aguarda a assinatura de um convênio com a Secretaria Estadual da Saúde para que o local seja equipado e gerenciado pelo governo de São Paulo. “O convênio garantirá que o Estado coloque o AME para funcionar, assim como acontece em outras cidades de São Paulo”, diz o chefe do Executivo.
Localizado ao lado da Faculdade de Tecnologia (Fatec), o terreno reúne as condições perfeitas para a construção do AME Mais. O projeto arquitetônico já está pronto e será nos moldes dos ambulatórios do Estado de São Paulo, mas em dimensões ampliadas, para atender as necessidades de Ribeirão Preto. O projeto foi concebido para abrigar estrutura para atendimento em 26 especialidades médicas, desde a primeira consulta, diagnóstico, tratamento e cirurgias, se necessário. A área construída será de 3,5 mil metros quadrados, com instalações hospitalares de primeiro mundo e equipamentos médicos de última geração.
O prédio terá 24 consultórios, 22 salas de exames, três centros cirúrgicos, 23 salas de apoio e será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez. O AME Mais reunirá estrutura para realizar 1,6 mil consultas médicas por semana, oito mil por mês e 96,6 mil por ano, além de três mil consultas não médicas (dentistas, atendimento em enfermagem, entre outros) por mês, 200 cirurgias ambulatoriais mensais e realizar 22 mil exames por mês.
“O Ambulatório Médico de Especialidades em Ribeirão Preto facilitará a realização de consultas com especialistas, pequenas cirurgias e exames diagnósticos, criando uma rede de referência com alta resolutividade. O AME Mais contará com modernos equipamentos e oferecerá consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias, tudo em um mesmo local proporcionando maior rapidez aos diagnósticos e tratamento dos pacientes”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.