Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

AME inicia cirurgias neste trimestre  

Guilherme Sircili  AME está instalando equipamentos, contratando e preparando os profissionais para iniciar as cirurgias ainda no primeiro trimestre deste ano (Guilherme Sircili)

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Professor Doutor Gutemberg de Melo Rocha, na Vila Virgínia, Zona Oeste de Ribeirão Preto, está instalando os equipamentos, contratando e preparando os profissionais para iniciar as cirurgias ainda no primeiro trimestre deste ano.  
 
O complexo hospitalar possui quatro centros cirúrgicos que atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, estão previstos, também para março, o início de atendimentos nas especialidades radiologia, alergologia, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia e proctologia. 
 
Asegunda-feira, 29 de janeiro, o AME realizou 1.671 consultas e 751 exames. Desde a inauguração, em 27 de novembro, foram 5.117 atendimentos, sendo 4.048 consultas e 1.069 exames nas especialidades de cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, urologia e oftalmologia.  
 
Para realizar consultas e exames no AME é necessário encaminhamento médico, depois de passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município do paciente. Após a consulta é realizado pelo município, o agendamento via Sistema de Regulação Ambulatorial do Estado de São Paulo (Siresp). 
 
As obras foram 100% custeadas com recursos do município de Ribeirão Preto e custaram R$ 45.312.605,61. Desde 1º de outubro, o governo de São Paulo administra o complexo hospitalar e a gestão é feita pela organização social de saúde (OSS) Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca. 
 
O administrador dos AMEs, Gilmar Medeiros, explica que, no início de 2024, o de Ribeirão Preto iniciará as cirurgias e, de dois em dois meses, gradativamente, ocorrerá a evolução nos atendimentos, com previsão de conclusão de implantação de todas as especialidades em 18 meses a partir de outubro do ano passado.  
EstruturaSão quatro centros cirúrgicos. O prédio construído pela prefeitura de Ribeirão Preto tem capacidade de realizar procedimentos de média complexidade. Atenderá cirurgias geral, vascular, dermatologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia que podem ser realizados em hospital-dia, não necessitando de retaguarda de leitos ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  
 
Com uma área útil de construção de 7.901 metros quadrados, localizado entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, na Vila Virgínia. funcionará das sete às 19 horas. O prédio da prefeitura é composto por recepção externa para acompanhantes, recepção interna central e recepção balcão de atendimento e 24 consultórios médicos, 
 
Tem 40 salas de apoio e exames de diagnóstico, 22 salas de exames, quatro centros cirúrgicos com sala de recuperação, 23 salas de apoio e será equipado com aparelhos médicos para a realização de mais de 30 tipos de exames, dos mais simples aos mais complexos, com alta tecnologia e rapidez. 
 
O hospital tem capacidade de atender 26 especialidades médicas, desde a primeira consulta, diagnóstico, tratamento e cirurgias. São mais de sete mil consultas médicas e não médicas por mês, em torno de 89 mil por ano, cerca de 37 mil procedimentos diagnósticos (exames) por mês e 6,8 mil cirurgias em nove especialidades por ano. 
 
O AME Ribeirão Preto também oferecerá especialidades não médicas, como enfermagem, odontologia, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Quatro centros cirúrgicos atenderão as especialidades de cirurgia geral, dermatologia, cirurgia vascular, ortopedia, oftalmologia, mastologia e urologia. 
 
No centro administrativo, serão 17 salas para abrigar diretoria, centro de recursos humanos, informática, finanças, compras, supervisão de atendimento, farmácia, SAC, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) e almoxarifado. Além disso, haverá 25 banheiros. 
 
Terá dois lavabos cirúrgicos, dois refeitórios, três copas, seis vestiários, guarda macas, fraldário, enfermagem, serviço social e psicológico, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional e amplo estacionamento para pacientes, familiares e funcionários. Terá todo tipo de equipamento. 
 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Clima ameaça a produção de cana  

Redação 2

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com