Bezos relata que globalmente foram enviados mais 5 bilhões de itens em um ano pela loja da Amazon em todo o mundo, e que o número de assinantes cresceu em relação a 2016. Contudo, o CEO não informou o quanto foi o crescimento comparativo.
Contudo, o documento também mostra que, pela primeira vez, a Amazon passou a ter mais itens de empresas parceiras dentro de sua loja do que produtos proprietários da companhia. Ainda, ele diz que grande parte deste crescimento vem de pequenas e médias empresas. O programa global da Amazon de incentivo a este mercado resultou em crescimento de mais de 50% em 2017, sendo que, atualmente, pequenas e médias empresas já representam 25% das vendas de terceiros na loja.
Além do Prime, outra grande área da empresa que representou crescimento foi o Amazon Web Services (AWS). Esta é a plataforma em nuvem com serviços para programação, modelagem, internet das coisas, realidades virtual e aumentada, entre outros. Pelos dados de Bezos, a AWS atualmente tem uma taxa de receita de U$ 20 bilhões e mantém crescimento acelerado. “Dezenas de milhares de clientes também estão usando uma ampla gama de serviços de machine learning da AWS, com aumento de mais de 250% de usuários ativos no último ano”, acrescenta.
O documento também fala sobre o andamento da Alexa e os speakers inteligentes da empresa. “O crédito por esses marcos é merecido por muitos. A Amazon tem 560 mil funcionários. Também são 2 milhões de vendedores, centenas de milhares de autores, milhões de desenvolvedores da AWS e centenas de milhões de clientes com um descontentamento divino em todo o mundo que pressionam para nos tornar melhores a cada dia”, finaliza Bezos.
Fonte: Amazon Shareholders Report