As escolas da rede estadual de ensino não terão aulas nos períodos em que acontecerem os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. A determinação é baseada em decreto do governador Márcio França (PSB) publicado no Diário Oficial do Estado de terça-feira, 12 de junho, sobre o funcionamento das repartições públicas durante os jogos do Brasil.
Segundo o decreto, nos dias em que os jogos da seleção acontecerem na parte da manhã – como em 22 de junho, sexta-feira, às nove horas, contra a Costa Rica –, o expediente nas repartições públicas do estado terá início a partir das 14 horas. Já nos dias em que os jogos se realizarem no período da tarde, o expediente se encerrará às 12 horas – dia 27, quarta-feira contra a Sérvia, às 15 horas. A estreia será neste domingo (17), às 15 horas, contra a Suíça.
Ainda de acordo com a determinação, os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas de acordo com as respectivas jornadas de trabalho. No caso das escolas estaduais, as respectivas Diretorias de Ensino deverão acompanhar e validar a elaboração dos planos de reposição das aulas não realizadas durante os jogos a fim de cumprir o cronograma previsto para o ano letivo.
Ribeirão Preto tem 74 escolas da rede estadual, com 45.156 estudantes e 2.569 professores que poderão assistir aos jogos do Brasil na Copa da Rússia. Na área de atuação da Diretoria Regional de Ensino são 110 unidades, 64.601 alunos e 3.440 educadores, segundo o cadastro da Secretaria de Estado da Educação.
Comércio – O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) sugere aos lojistas que, na sexta-feira (22), o atendimento seja das 13 às 18 horas, e na quarta-feira (27), das oito às 13 horas. A entidade explica que devido à importância cultural do evento esportivo para os brasileiros, os comerciantes sigam o horário e façam, caso a caso, as dispensas e compensações com seus colaboradores.
Nos shopping centers de Ribeirão Preto o atendimento neste domingo (17) não terá alterações. Na sexta-feira (22), no RibeirãoShopping o fechamento será facultativo até as 12 horas, assim como no Santa Úrsula. No Shopping Iguatemi os lojistas vão atender a partir das 11h30.
Na quarta-feira (27), no RibeirãoShopping as lojas têm fechamento facultativo das 14h45 às 17h15. No Santa Úrsula, funcionam das dez às 14 horas e reabrem das 18 às 22 horas. No Iguatemi, fechamento facultativo das 14 horas às 17h30. No Novo Shopping, os estabelecimentos vão fechar uma hora antes dos jogos e reabrirão 30 minutos depois do apito final.
Prefeitura – Quando a seleção brasileira jogar às nove horas, como no dia 22, o expediente terá início ao meio-dia e vai até as 18 horas. No dia 27, o Brasil encerra sua participação na primeira fase às 15 horas. Neste caso, as repartições vão atender das oito às 14 horas. Se avançar às oitavas de final, o Brasil poderá jogar às onze horas. Assim, a prefeitura atenderá das 14 às 18 horas.
Todos os servidores dispensados durante o horário dos jogos – são 9.988 no total – terão de compensar as horas paradas, com 60 minutos a mais por dia, observada a jornada de trabalho de cada funcionário. Se o período não for compensado até 31 de outubro, haverá descontos na folha.
Ponto facultativo – Nesta segunda-feira (18), véspera de feriado do aniversário de Ribeirão Preto, será ponto facultativo. A prefeitura se organiza para garantir o plantão dos serviços essenciais. As repartições públicas fecharam no final da tarde desta sexta-feira (15) e só vão reabrir na quarta-feira, dia 20.
As Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) do Quintino Facci II, da Vila Virgínia e Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio, no Jardim Paulista, irão funcionar normalmente para urgência e emergência. Mais informações no site www.ribeiraopreto.sp.gov.br. As lojas do comércio central e dos shopping centers abrem normalmente neste sábado (16) e na segunda-feira (18). Na terça (19) a abertura é facultativa.
Bancos – Os bancos também terão horário especial de atendimento em dias de jogos da seleção brasileira. Neste domingo (17) não haverá expediente, como sempre. Na sexta-feira (22), quando o Brasil jogará às nove horas, as agências abrirão das 13 às 17 horas. Na quarta-feira (27), a partida será à tarde, às 15 horas, e o atendimento será das nove às 13 horas. Conforme for avançando de fase, os horários serão definidos. As agências não vão abrir na terça-feira, aniversário da cidade.