No mundo inteiro, 24 de junho é tradicionalmente celebrado como Dia da Música. Mais uma vez, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – também vai comemorar a data. A intenção é dar voz a crianças, adolescentes e jovens, incentivando o exercício da cidadania e a livre expressão. Mais de 100 cidades serão beneficiadas com atrações gratuitas e abertas à comunidade. Cinco são da região de Ribeirão Preto.
Em 23 de junho, às nove horas, o evento será em Santa Rosa de Viterbo, no Centro Cultural (rua Sete de Setembro nº 1.000), com atividade em parceria com os músicos (profissionais e amadores) da cidade. No mesmo dia, mas às dez horas, a apresentação será em Monte Azul Paulista, na praça São Pedro (Praça da Matriz). Vão tocar os alunos de percussão e cordas (dedilhadas, friccionadas e grave).
Em 24 de junho, às nove horas, as apresentações serão em Viradouro, na praça Francisco Braga (Praça da Matriz), com brincadeira e apresentação musical, e em Cândido Rodrigues, na E.E. Rizzieri Poletti (avenida Geraldo Frare nº 1.012), com atividade de voz e movimento. À tarde, às 16 horas, Brodowski receberá gincana musical, no polo do Guri na cidade (rua Miguel Sabino s/nº).
Os eventos, elaborados pelos estudantes, irão ocorrer fora da sala de aula, em diversos espaços de suas cidades, como praças, quadras de escolas, coretos, parques públicos etc. Em Lins, por exemplo, alunos das turmas de cordas agudas, cordas graves, madeira e percussão tocarão no Terminal Rodoviário da cidade; em Junqueirópolis, uma orquestra de viola caipira tocará no supermercado; em Ibiúna a cantoria será na casa de Santa Rita, asilo e abrigo. Os formatos para as atividades são os mais variados: saraus, piqueniques musicais, gincanas, show de talentos, jogos, festas etc.
A proposta faz parte do Guri Participativo, programa criado para estimular a autonomia e a participação ativa de alunos e alunas do Projeto Guri. “Propusemos aos alunos e alunas o desafio de pensar em alguma atividade que acontecesse fora do polo de ensino, em outros espaços da cidade, convidando a população a celebrar este dia de uma forma mais interativa”, comenta Alessandra Costa, Diretora Executiva da Amigos do Guri. A proposta de fomentar a participação dos jovens não se encerra com o Dia da Música. Com o Guri Participativo, os espaços de atuação dos estudantes devem ser ampliados também dentro das salas de aula.
“Esperamos que os alunos, ao serem incentivados a participar, tomem consciência do processo de construção de seu conhecimento, de sua atuação em sala de aula, tanto em relação aos seus colegas quanto em relação à sua própria vida, desenvolvendo a autonomia, o respeito e a cidadania”, comenta Claudia Freixedas, diretora educacional da Amigos do Guri. “Quanto aos educadores, a expectativa é de que percebam as riquezas de experiências e saberes da cada aluno em sua singularidade, buscando reformulações constantes na prática docente.”
Projeto Guri – Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação Casa).
Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Amigos do Guri – A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.